Prefeitura de PG cria cadastro voltado às pessoas com deficiência da Cidade

Objetivo é realizar um diagnóstico desse público para criar políticas públicas

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 09/05/2024

(Fotos Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)

Quantas pessoas com deficiência vivem em Praia Grande? Quais são suas deficiências, suas idades e onde moram? Essas e outras informações fazem parte do Cadastro PCD PG, que a Prefeitura de Praia Grande irá disponibilizar em seu site oficial, a partir do dia 13 de maio, para realizar um diagnóstico desse público e criar políticas públicas que atendam às suas necessidades futuramente. O lançamento do cadastro será realizado às 18 horas, durante reunião do Comped, que acontece na Casa dos Conselhos (R. Xavantes, 51, Bairro Tupi).

 

A medida atende a um pedido feito pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped) e outras instituições com relação a essa parcela da população e vai ao encontro da preocupação da Administração Municipal em disponibilizar cada vez mais acesso a serviços como educação, lazer e trabalho de forma inclusiva e humanizada.

 

O cadastro, que é uma espécie de censo, poderá ser preenchido até dia 30 de junho tanto pela própria pessoa com deficiência quanto por terceiros, como os pais, responsáveis ou cuidadores, por exemplo.

 

Equipes da Secretaria de Planejamento (Seplan) desenvolveram o cadastro com o auxílio de integrantes do Comped, uma vez que o assunto já vinha sendo debatido em reuniões entre a pasta e membros do conselho. Para responder ao cadastro, que estará disponível apenas no dia 13 de maio, basta acessar o endereço https://www2.praiagrande.sp.gov.br/censo-pcd e realizar o login único do site da Prefeitura para entrar no formulário completo.

 

Quem não tiver acesso à internet ou encontrar dificuldades para o preenchimento terá a ajuda de voluntários que ficarão em postos montados nos terminais rodoviários Tude Bastos (segunda a sexta-feira das 7h30 até 17h30) e Tatico (segunda a sexta-feira das 11h até 15h); na Apae-PG, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 16 horas (Rua das Acácias, 320, Bairro Quietude); e na Fatec (Faculdade de Tecnologia), de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas e aos sábados das 8 às 11 horas. Ainda estão sendo estudados outros pontos de atendimento.

 

A secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira explica que é muito importante que as pessoas respondam ao cadastro, acessando o site da Prefeitura. “Queremos obter mais informações sobre as pessoas com deficiência para que o Município possa desenvolver ações e políticas públicas que atendam especificamente esse público. E nada melhor do que consultar quem vivencia essa realidade”.

 

Teste – Na tarde desta quinta-feira (09), o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Francisco Novelli, participou de um teste do cadastro na Casa dos Conselhos, juntamente com outros participantes do conselho. A elaboração do formulário foi realizada por equipes da Seplan e uma das preocupações dos técnicos era deixar o cadastro o mais acessível possível a todas as pessoas com deficiência que vão responder o cadastro.

 

Para Noveli, a iniciativa da Prefeitura é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Esse é um primeiro passo para que possamos conhecer melhor as necessidades das pessoas com deficiência e buscar políticas públicas específicas. Agradeço a sensibilidade da prefeita Raquel Chini e da equipe da Seplan em atender esse nosso pedido”.