Prefeitura de PG recebe técnicos da Transpetro para orientações de segurança
Reunião forneceu informações sobre a faixa de utilização do Município
Por: MARIA SOUZA MTB: 60.089 | 22/04/2025

A Prefeitura de Praia Grande recebeu técnicos da Transpetro, na terça-feira (15), com orientações sobre condutas de segurança na faixa de duto localizada na Rua Rosa Marli de Souza, no Bairro Mirim. Além da apresentação e dicas de segurança, técnicos da empresa apresentaram um guia de convivência com a faixa de dutos. Participaram da reunião as secretarias municipais de Governo, Serviços Urbanos, Obras Públicas, Projetos Especiais e Estratégicos e Segurança (Defesa Civil), além do Corpo de Bombeiros.
A Transpetro é responsável pelo armazenamento e transporte de petróleo e derivados, biocombustíveis e gás natural da Petrobrás e o duto da Cidade é conectado ao sistema da plataforma de Merluza, que segue para a Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. A faixa de dutos em Praia Grande tem uma extensão de aproximadamente 8,2 km, que cruza as Rodovias Via Expressa Sul e Padre Manoel da Nóbrega.
O secretário de Governo, Cássio Navarro, agradeceu a visita dos técnicos da empresa e destacou a possibilidade de utilização da área do município para implantação de parque de lazer. “O projeto da Prefeitura visa cuidar da área e oferecer mais um espaço de lazer para os moradores de Praia Grande, para as famílias que vivem no entorno do bairro. Mas para isso, seguiremos todas as orientações de segurança”.
Ao final da reunião, a Transpetro entregou uma cartilha com as condições para a realização de obras nas faixas de dutos, para preservar e garantir as condições de integridade da faixa e suas instalações. Conforme o material, o espaço pode ser aproveitado para caminhar, correr, pedalar ou jogar bola, abrigar hortas e jardins para embelezar a paisagem. Mas não é permitido jogar lixo ou entulho, transitar com veículos pesados, construir edificações, cavar ou aterrar, plantar árvores de raízes profundas e fazer fogueira. Todas essas dicas visam a segurança dos moradores que vivem no entorno. Em caso de suspeita de roubo de combustível ou desacato a qualquer uma dessas normas, a orientação é ligar 168. O atendimento é gratuito, 24 horas por dia.