Prefeitura entrega diplomas do curso Meu Emprego-Trabalho em Equipe para jovens da Fundação Casa I
Iniciativa levou orientação pessoal e de carreira para os adolescentes
Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 22/03/2024
Novas oportunidades pela frente e um futuro repleto de esperança! Ao todo, 15 jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Casa I de Praia Grande receberam seus diplomas do curso do Programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe, nesta sexta-feira (22).
Os adolescentes entre 14 e 17 anos de idade se formaram após dez dias de aulas. Durante o curso, eles aprenderam a elaborar um bom currículo, como se portar corretamente em uma entrevista de emprego, receberam orientação pessoal e de carreira, e ainda desenvolveram suas habilidades e competências. O objetivo da iniciativa na Fundação é auxiliar na reintegração dos adolescentes à sociedade, dando mais chances de adentrarem ou retornarem ao mercado de trabalho.
O jovem “K”, de 16 anos, absorveu todo o conteúdo e é grato pela oportunidade. “Sair daqui com um curso da Prefeitura é muito bom. Aprendi a lidar com o público; eu tinha muita dificuldade de comunicação e isso vai me ajudar a fazer uma boa entrevista de emprego”.
Para o diretor da Fundação Casa I, Paulo Pereira de Sá, esta foi mais uma edição com um ótimo aproveitamento dos jovens. “O curso traz muitas expectativas para quando eles saírem e inclusive de como atuar nas profissões que eles desejam. A participação deles no curso foi muito boa, eles ficavam sempre falando sobre as aulas e sobre tudo o que aprenderam”, disse Sá.
E relatos de sucesso comprovam a importância de iniciativas como essa. Sá compartilhou um desfecho muito positivo para um dos jovens que já cumpriu a medida socioeducativa. “Tivemos um adolescente que se formou no curso no ano passado e neste ano conseguiu uma oportunidade para trabalhar em um órgão público estadual. Ele retornou à faculdade de tecnologia da informação e agora trabalha para aprimorar seus conhecimentos”.
Programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe – O curso, que é fruto de parceria entre a Prefeitura de Praia Grande e o Governo do Estado, leva aos alunos conteúdos de orientação pessoal e de carreira para auxiliá-los na busca de um emprego.
As aulas são gratuitas e realizadas na sede da Subjuve, no bairro Tupi, mas também são levadas para outros espaços da cidade. Todo o material didático e de apoio são oferecidos gratuitamente pela Subsecretaria.
As inscrições para o curso estão abertas ao longo de todo o ano e agora também podem ser feitas on-line. Basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfh9deFywCUeFtOnUNWlZl3VoReqHr-g6JKKV5as68r18Z2dw/viewform e garantir a sua vaga.
Se preferir, você também pode se inscrever presencialmente na sede da Subjuve que fica localizada na Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi, das 9h às 16h30. É necessário levar RG e CPF e, em caso de menores de idade, estar acompanhado dos pais ou responsável.
