Professor inova ao inserir o skate em aulas para alunos da educação infantil

Macedo apresenta o esporte para estudantes da EM Idílio Perticaratti, no Antártica

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 23/04/2024

Fotos Felipe França/Prefeitura de Praia Grande

Vôlei, basquete, futebol, skate são alguns dos esportes presentes nas escolas municipais de Praia Grande. É, você não leu errado! O professor de educação física José Roberto Alves de Macedo, 40 anos, que atua na EM Idílio Perticaratti, no Bairro Antártica, inseriu a modalidade esportiva praticada por Rayssa Leal, a Fadinha, na rotina de aprendizado dos alunos. Os estudantes de turmas do Infantil I e II da unidade vivem a experiência de andar sobre a prancha com rodinhas.


O docente inseriu a modalidade com objetivo de auxiliar no desenvolvimento psicomotor das crianças. Primeiro, o educador físico explicou aos alunos os diferentes modelos de skate existentes. Depois, encaminhou a aula para a prática do esporte. No pátio da unidade, o educador criou um percurso por onde os estudantes aprendiam a se equilibrar em cima da prancha.


Um a um, os estudantes subiam em cima do skate e percorriam o trajeto. O professor acompanhava todo o caminho auxiliando as crianças a manter o equilíbrio e vivenciar o sentimento de adrenalina que a modalidade permite. “A atividade permite estimular a coordenação motora, tanto a ampla quanto a fina. Além de aprenderem sobre um dos esportes mais praticados no mundo”, destacou Macedo.


“Não é apenas subir no skate e sair andando. Na aula, explico para eles onde se deve pisar, a melhor forma de se equilibrar, para onde olhar, movimento dos braços e das pernas. Tudo isso, contribui para a evolução do aluno”, exemplificou o educador físico. “Apesar de acompanhar o percurso, em algum momento do trajeto eu solto a criança, para que ela possa praticar tudo o que foi ensinado”.


Além de ensinar a prática esportiva, o professor usou o skate como uma ferramenta para executar outras atividades como, por exemplo, a escalada horizontal. Para isso, Macedo prendeu uma corda ligando uma coluna a outra. Em seguida, os alunos ficavam deitados de barriga para cima e percorriam o trajeto fazendo o movimento de escalada até chegar do outro lado.


Praticante da modalidade esportiva, o docente apontou que o principal desafio está em auxiliar os alunos no equilíbrio e coordenação motora durante a atividade. “Isso demonstra que a aula de educação física não precisa se restringir aos esportes tradicionais. Geralmente, o skate é trabalhado com os maiores. Aplicar essa prática com os alunos da educação infantil se torna algo novo. O que acaba chamando mais a atenção”, enfatizou o educador.