Profissionais de Educação Física realizam capacitação em Paradesporto e Inclusão

Ação conta com parceria do SESC

21/05/2025

Foto Felipe França / Prefeitura de Praia Grande
Foto Felipe França / Prefeitura de Praia Grande


 

 Os profissionais de Educação Física de Praia Grande que trabalham nas escolas municipais e no Programa Sócio Educativo SuperEscola realizaram capacitação de formação continuada sobre Paradesporto e Pedagogia da Inclusão. A iniciativa das Secretarias de Esportes e Lazer e Secretaria de Educação é uma parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) e integra o Dia do Desafio (que será comemorado na próxima quarta-feira, dia 28 de maio e celebra 30 anos na promoção da atividade física e bem-estar).

 

 A formação continuada dos professores de Educação Física é essencial para garantir um ensino inclusivo e de qualidade. Esta capacitação tem como objetivo aprimorar o conhecimento e as práticas pedagógicas dos profissionais da rede pública de ensino escolar e esportivo da cidade de Praia Grande. Outro objetivo é oferecer ferramentas para a inclusão efetiva de alunos com deficiência no ambiente esportivo.

 

Esteve no comando das atividades o Professor Doutor Taylor Brian Lavinchy Pereira que é Doutor e mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Bacharel em Educação Física pela Centro Universitário Claretiano. Treinador de Para Ski Cross Country junto à Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

 

O professor-doutor Taylor Brian Lavinscky Pereira explicou a importância do evento. “É muito importante abordarmos os métodos de inclusão escolar e paradesportiva para cada vez mais tenhamos pessoas incluídas na prática esportiva com o apoio dos profissionais de Educação Física”.

 

O paradesporto são modalidades esportivas de/para pessoas com deficiência, vinculados ou não aos movimentos paralímpico, surdolímpico e Special Olympics. As atividades esportivas voltadas para pessoas com deficiências visam promover meios de adequação para efetivar a participação, diante das ausências ou impossibilidades estabelecidas nas modalidades convencionais.

 

Essa viabilização evidencia a possibilidade de inclusão social de pessoas com deficiências, possibilitando ainda, práticas em condições de igualdade, ascensão social, melhorias da aptidão física, reabilitação e na saúde.

 

Aliado ao paradesporto, existem práticas educativas inclusivas no contexto da Educação Física que podem proporcionar um ambiente mais inclusivo nas aulas. Neste contexto, o conteúdo da palestra será direcionado ao processo de desenvolvimento dos esportes inclusivos, e propostas para práticas educativas inclusivas.

 

Currículo – O Prof. Dr. Taylor Brian Lavinscky Pereira é Doutor e Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Bacharel em Educação Física pela Centro Universitário Claretiano.

 

Treinador de Para Ski Cross Country junto à Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). Treinador Paralímpico nos jogos de Beijing 2022. Colaborador no Projeto Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas (PROAFA) da UFSCar. Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA). Membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA). Representante estudantil na Federación Sudamericana de Actividad Física Adaptada (FeSAFA) (2023-2024).

 

Dia do desafio – O Dia do Desafio é uma campanha que promove a prática de atividades físicas e um estilo de vida mais saudável. A edição de 2025, que celebra 30 anos, é coordenada pelo Sesc São Paulo. Para participar, basta se mover por 15 minutos ininterruptos no dia 28 de maio, seja praticando uma atividade física, caminhando ou fazendo qualquer tipo de movimento.

 

Em Praia Grande, a prefeitura e outras entidades devem se mobilizar para promover o evento e incentivar a participação da população e juntamente com o Sesc planejam uma série de atividades incluindo atividades em unidades esportivas e sociais. As atividades serão gratuitas para a população.