Profissionais de saúde de PG passam por capacitação sobre reanimação cardiopulmonar
Objetivo é preparar funcionários para intervir em situações críticas no dia a dia
Por: RODRIGO HERRERO | 28/11/2024
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu esta semana um treinamento fundamental para a rede municipal de saúde. Profissionais de diversos equipamentos receberam uma capacitação sobre reanimação cardiopulmonar (RCP). Trata-se de um conjunto de técnicas de primeiros socorros que visa reverter uma parada cardiorrespiratória (PCR). O objetivo é preparar os funcionários para o entendimento e enfrentamento dessas situações nas unidades.
As atividades aconteceram nesta terça (26) e quarta-feira (27) na sala de capacitação da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi. Divididos em quatro turmas, participaram mais de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, agentes comunitários e educadores físicos que atuam desde a Atenção Primária, passando pelas Especialidades, até a rede de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar. A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap, em parceria com o NEP do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID).
A capacitação foi conduzida pela pediatra coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Municipal Irmã Dulce, Marilene Kiskissian Martins, e pela enfermeira Simone Zunega, que atua na Unidade de Transporte em Saúde (UTS) do Município. As especialistas trouxeram elementos teóricos e também práticos para os profissionais se ambientarem a possíveis situações no cotidiano.
Segundo Marilene, as paradas cardiorrespiratórias em bebês e crianças são situações críticas e toda a rede de saúde deve ter treinamento para encarar esses casos com rapidez e eficiência. “O importante é sistematizar o atendimento com uso de protocolos pré-definidos pela American Heart Association desde o reconhecimento, acionamento do SAMU (192) e início das compressões torácicas com ventilações adequadas para a faixa etária, levando ao paciente um melhor prognóstico quanto à mortalidade e morbidades após o retorno da circulação espontânea”.
“Para mim é muito importante tratar desse tema de tamanha relevância que é o suporte básico de vida, porque onde tem coração batendo, esse coração pode parar, então, temos que estar preparados para atender de forma correta esses pacientes. Foi uma honra poder falar para profissionais tão competentes e interessados”, comentou Simone.
NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.