Projeto Cozinha Alimento realiza curso de reaproveitamento de alimentos
Diversas técnicas e receitas foram ensinadas durante as aulas
22/11/2024
Colaboração: Milena Mureti
Mais uma turma do projeto Cozinha Alimento foi finalizada nesta sexta-feira (22), em Praia Grande. Parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o projeto tem como objetivo promover a geração de renda, além da sociabilização entre os participantes. As aulas são ministradas na Secretaria de Assistência Social (Seas).
O curso foi realizado entre 21 e 22 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde, com um total de 33 alunos. Durante a oficina foi ensinado sobre manipulação dos alimentos, armazenagem e como reaproveitá-los da maneira correta, além da preparação de receitas diet e sanduíches naturais.
A aluna Raquel Francisca relata que no período das aulas foi esclarecido sobre o que é alimentos light e diet e foram ensinadas técnicas de como manipular e higienizar os alimentos. “O curso foi maravilhoso, muito explicativo, além da interação entre os alunos e as professoras, as receitas ensinadas de forma prática, tendo a possibilidade de substituição de ingredientes conforme o que temos disponível em casa”.
A microempreendedora Tatielle Guerra dos Santos pretende incrementar no seu cardápio receitas diet para pessoas que tenham restrições alimentares com o uso do açúcar convencional. “Me inscrevi nesse curso por conta do público que precisa de uma alimentação mais balanceada e pessoas que tenham diabetes, pois esse tipo de alimentação é difícil encontrar no mercado convencional. Estou aprimorando meu cardápio tanto para sobremesas das festas de final de ano e colocando em prática os conhecimentos obtidos no curso”.
Já a psicóloga Elke Gasbarro faz uma dieta anti-inflamatória e, por conta disso, quando ficou sabendo da oportunidade de realizar um curso de alimentação saudável logo tomou a iniciativa de participar. “Já tive vontade de fazer nutrição, é uma área que chama a minha atenção pois quando temos alguém da família que é diabético é importante saber sobre alimentação. Além disso, também sempre gostei de manusear os alimentos”.
A nutricionista e professora do curso, Kamilly Pacheco Torre, explicou que as aulas foram divididas em duas partes: pela manhã foi ensinado sobre corte e armazenagem na geladeira e no segundo período sobre produtos diet, sobremesas com adoçante e sanduíches naturais. “Foram selecionadas receitas para pessoas que têm diabetes, lanches para vegetarianos, ingredientes mais selecionados como salame, queijo provolone e berinjela. A ideia é proporcionar lanches mais saudáveis, utilizando folhas de alface, agrião, almeirão. O pessoal que está participando é bem ativo e interagiu bastante”.
A técnica em nutrição e gastronomia e também professora do projeto Cozinha Alimento, Camille Cristina, declara que os alunos da oficina foram muito participativos, colaboravam nos grupos e estavam muito interessados em aprender. “Iniciei no projeto Cozinha Alimento há um mês e, na minha opinião, o curso é maravilhoso. Tanto pelos alunos, quanto pela cozinha disponibilizada pelos municípios e por conhecer lugares e histórias incríveis. Assim, tenho a oportunidade de unir minhas duas profissões”.