Projeto “Minha Melhor Versão Para...” aborda sobre brasilidade com alunos

EM João Gonçalves desenvolveu iniciativa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 12/09/2025

Foto: Felipe França

A EM João Gonçalves, no Bairro Aviação, realizou mais uma edição do projeto "Minha Melhor Versão Para…" com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Desta vez, os estudantes foram convidados a participar da ação paramentados com fantasias de coisas que encontramos no nosso País. A atividade ocorreu nesta terça-feira (9), no auditório situado na unidade de ensino.


Personagens como os palhaços Patati & Patatá, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, como Emília, Cuca e Visconde de Sabugosa, e a caixa de palitos da marca Gina estiveram entre os elementos característicos do Brasil. "Nosso objetivo é trazer de forma lúdica o protagonismo dos nossos alunos, tornando o aprendizado mais leve e divertido", destacou o assistente técnico pedagógico (ATP) da EM João Gonçalves, Paulo Duek.


Além de trabalhar a brasilidade de forma irreverente, esta edição do "Minha Melhor Versão Para…" contou ainda com uma palestra motivacional. Com o tema "Etec em Foco", o ex-aluno da escola municipal Danilo Severiano Santana Peres conversou com os jovens e compartilhou sobre a experiência que vive como estudante que cursa o ensino médio integrado ao técnico.


De acordo com o ATP, a palestra teve a finalidade de reforçar uma ação desenvolvida na escola. A unidade conta com o projeto Quartec, onde os estudantes participam no contraturno escolar de uma espécie de cursinho preparatório para os vestibulinhos das Etecs e da Federal de Cubatão. "Essa troca de experiência é fundamental para que entendam que também podem trilhar o mesmo caminho e conquistar a oportunidade de fazer um ensino técnico".


O projeto “Minha Melhor Versão Para...” surgiu com o intuito de agregar os alunos por meio de manifestações artísticas, atendendo aos alunos dos 9º anos. A ação tem como objetivo promover o protagonismo, a criatividade, o pensamento crítico, o respeito e o trabalho coletivo. Caracterizados, os alunos apresentam sua melhor versão para personagens e situações previamente sugeridas.