Projeto Trânsito Incluso premia alunos na E.M. Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo
Ação faz parte do Maio Amarelo e conta com apoio da Sedi e da Seduc
Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 21/05/2025
O Maio Amarelo continua com tudo em PG! Nesta quarta (21) foi dia de muito entusiasmo e alegria para os alunos ganhadores do Projeto Trânsito Inclusivo na Escola Municipal Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo. O Maio Amarelo é o mês de conscientização sobre acidentes (sinistros) de trânsito.
O Projeto Trânsito inclusivo é uma iniciativa da Secretaria de Trânsito (Setran) em parceria com a Secretaria de Diversidade e Inclusão (Sedi) e a Secretaria de Educação (Seduc), que visa por meio de materiais lúdicos mostrar aos alunos que as pessoas com deficiência também fazem parte do trânsito e precisam ter seus espaços garantidos e respeitados. Trata-se de um projeto piloto, aplicado primeiramente nos quintos anos da E.M. Maria Clotilde e da E.M. Mário Possani.
No início do mês de Maio, a Setran propôs um desafio para os alunos: confeccionar cartazes alusivos ao tema de segurança no trânsito e inclusão. Os melhores trabalhos seriam premiados e usados nas próximas ações sobre educação no trânsito. Para aprofundar o debate, a Setran distribuiu HQ’s sobre o tema fornecidas em parceria com o Instituto Zero Morte.
Na premiação, estiveram presentes o secretário de Trânsito, Marcelino Gomes e a secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Benício. As autoridades junto com membros da Setran e da escola, entregaram as medalhas e os certificados para os alunos que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar.
A aluna Victoria Lúcia de Jesus Gonçalves foi premiada com o 1º lugar e comentou sobre a emoção que sentiu. “É a primeira vez que ganho uma medalha então estou muito feliz. Aprendi sobre o respeito que precisamos ter no trânsito para que as pessoas possam ficar bem e não causar acidentes”.
Outro aluno premiado foi Júlio César Ramalho dos Santos e contou como foi a experiência. “Aprendi com o projeto que precisamos respeitar as diferenças e ajudar aqueles que tem alguma deficiência. Não achei que eu ia conseguir ser premiado, quando soube fiquei bem emocionado. Quero chegar em casa e mostrar a medalha que ganhei para a minha mãe”.
O assistente técnico-pedagógico, Wagner dos Santos, explicou o motivo de trazer o projeto para a escola. “Acima de tudo precisamos que os alunos sejam os multiplicadores dessas informações, que possam transmitir aos pais e responsáveis a ideia de um trânsito seguro e responsável. Nossa comunidade precisa disso e a conscientização é o melhor caminho para reforçar sobre o respeito mútuo. A inclusão também é um tema bem presente que trabalhamos diariamente e ter esse projeto ajuda os alunos a visualizar como é isso no dia a dia, fora do ambiente escolar também”.
“É muito gratificante estar aqui e ver o empenho que os alunos tiveram com o projeto. Estamos aqui aprendendo com eles e incentivando a educação no trânsito e também que eles possam ver como a inclusão é importante em todos os ambientes que eles frequentam. A ideia é expandir cada vez mais o projeto e ter todos os alunos refletindo nesses temas tão importantes”, destacou o secretário de Trânsito, Marcelino Gomes.
A secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Benício, também comentou sobre a ação. “Esse projeto é maravilhoso e saber que podemos levar esse assunto tão importante e integrá-lo dentro das mais diversas secretarias é muito necessário. Os alunos estavam muito felizes de trabalhar com o tema e fico muito feliz de premia-los por um trabalho tão bem feito. A Sedi vai seguir trabalhando em parceria com a Setran e com a Seduc para que essa ideia possa ser expandida e contemplar ainda mais pessoas”.