Rede de Urgência e Emergência de PG soma 400 mil atendimentos entre janeiro e junho de 2025
PS Central e UPAs Samambaia e Quietude atendem munícipes, visitantes e turistas
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 18/07/2025

Importantes equipamentos da rede de saúde municipal, as unidades de Urgência e Emergência de Praia Grande efetuaram aproximadamente 400 mil atendimentos entre janeiro e junho de 2025. O Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Samambaia e Quietude são responsáveis pelo atendimento de urgência e emergência dos pacientes do Município, além de acolher pessoas de toda a Região, do Estado e do País, especialmente nos períodos de férias e feriados prolongados. Esse número representa uma média de mais de 65 mil atendimentos/mês, um número incrível e que evidencia a importância desse serviço para a Baixada Santista.
Dos 391.912 atendimentos efetuados neste primeiro semestre de 2025, a UPA Quietude é a unidade que mais prestou assistência em números absolutos, correspondendo por quase a metade desse total. O serviço fez, entre janeiro e junho, uma média de 32 mil atendimentos por mês. Em segundo lugar vem o PS Central, com aproximadamente 20 mil. A UPA Samambaia fecha o levantamento com mais de 13 mil atendimentos por mês no mesmo período.
As três unidades contam com profissionais capacitados e aparelhos modernos para atender a população. Inaugurado em 2023, o moderno PS Central conta com clínico geral, pediatra, ortopedista e cirurgião-dentista. No local é possível fazer exames de tomografia, raio-x e laboratoriais, proporcionando mais informações para aprimorar a avaliação dos profissionais de saúde. O PS Central possui também duas salas de cirurgia para procedimentos ambulatoriais. Além do serviço existente, a UPA Samambaia também disponibiliza cirurgião-dentista 24 horas para casos urgentes. Já a UPA Quietude tem como diferencial o funcionamento de uma farmácia, todos os dias, das 8h às 20h. Isso facilita o acesso à medicação, inclusive nos dias quando as Unidades de Saúde da Família (Usafas) não estão disponíveis.
Toda a rede de Urgência e Emergência do Município disponibiliza o serviço de colocação do marca-passo transvenoso temporário, fundamental para salvar vidas. O aparelho é necessário para pacientes que buscam as unidades de pronto-atendimento com a frequência cardíaca baixa a ponto de colocar a vida em risco (bradicardia) e que ainda não podem colocar um marca-passo definitivo. A Cidade é a única da Baixada Santista a oferecer o marca-passo transvenoso em todas as suas unidades externas de pronto-atendimento. Além disso, o PS Central e a UPA Samambaia possuem o serviço de telemedicina para avaliação de eletrocardiograma para casos de prioridade por dor torácica. Cardiologistas do HCor e Beneficência Portuguesa, em São Paulo, estão disponíveis para avaliar os exames e discutir os casos, se necessário.
Serviço semelhante está em funcionamento para o atendimento de pacientes com sintomas que possam indicar Acidente Vascular Cerebral (AVC). Há um protocolo recentemente definido para o atendimento desses casos na rede de Urgência e Emergência, com priorização para a assistência a esse público e encaminhamento para o PS Central para a realização de tomografia para identificar se o AVC é ou não hemorrágico. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada diretamente ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Caso contrário, o paciente recebe o tratamento terapêutico mais adequado conforme avaliação médica. Outro diferencial nesse protocolo é a possibilidade de um neurologista avaliar essa tomografia remotamente, também por via da telemedicina, auxiliando na qualificação do diagnóstico e na tomada de decisão da equipe in loco.
“Praia Grande possui uma rede de Urgência e Emergência bem estruturada e qualificada, que está sempre sendo aprimorada. Também temos profissionais que são capacitados frequentemente para atender da melhor forma a população de Praia Grande, da Baixada Santista que recorre aos nossos equipamentos e também os turistas que buscam nossas belezas naturais. E o propósito desta gestão é seguir investindo maciçamente para ampliarmos e melhorarmos cada vez mais a nossa assistência”, ressalta o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima.
Quando procurar – As unidades de Urgência e Emergência do Município acolhem os casos mais graves e urgentes, que exigem o atendimento médico imediato. Tais equipamentos também prestam o primeiro atendimento em casos de cirurgia de urgência e emergência e trauma.
É recomendável que o munícipe procure essas as UPAs ou o PS Central em casos como: febre alta; fraturas e cortes com sangramento; infarto; derrame; queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura; cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; dores fortes no peito; queimaduras; choques elétricos; vômito constante.
Classificação de risco – Para acolher os pacientes, as unidades de Urgência e Emergência do Município utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos casos mais graves. Tal método possibilita que se saiba a gravidade do estado de saúde do paciente, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações, impedindo que os casos mais urgentes tenham alguma complicação e possam levar a óbito.
O sistema funciona da seguinte forma: após escuta do paciente e checagem dos sinais vitais, a enfermagem indica aos médicos, por meio de cores, o grau de gravidade dos pacientes. O vermelho é para emergências (que precisam de atendimento imediato); amarelo para urgências (o mais rápido possível); verde para consultas não-urgentes (podem aguardar um tempo maior); azul para consultas de baixa complexidade (serão atendidos após os anteriores). As urgências e emergências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) têm atendimento imediato na sala de emergência das unidades.
Hospital – Dependendo da avaliação dos profissionais e da necessidade do paciente, é possível que a pessoa seja encaminhada para o Hospital Municipal Irmã Dulce. Um dos principais equipamentos de saúde da Baixada Santista, o HMID conta com mais de 250 leitos e atende pacientes de toda a Região 100% SUS. A unidade conta com aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente capacitado.
O HMID é unidade-referência do Estado na Região nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos.
No Centro Cirúrgico do Irmã Dulce trabalham 15 equipes de diferentes especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria, cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de órgãos de doadores falecidos. O HMID é um dos líderes da Baixada Santista em captações de órgãos e tecidos com base nas notificações feitas pela unidade à Organização de Procura de Órgãos da Escola Paulista de Medicina (OPO-EPM), responsável por procurar e captar órgãos e notificar à Central de Transplantes.
SAMU – Complementa o serviço de forma destacada o SAMU de Praia Grande, que possui uma das melhores estruturas da Baixada Santista. O Município conta atualmente com quatro bases descentralizadas do SAMU que fazem o atendimento de urgência e emergência em todo o território. As unidades ficam nos bairros Boqueirão, Maracanã, Quietude e Samambaia. A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a rapidez nos atendimentos prestados. A frota de veículos foi renovada em 2025 com a aquisição de nove ambulâncias. Atualmente, o SAMU possui uma frota composta por 11 ambulâncias e uma motolância, além de cinco veículos de reserva técnica.
UPAs ou Usafas – O PS Central e as UPAs devem ser procuradas para o atendimento de casos mais graves e urgentes, que necessitem de atendimento médico imediato. Para as demais situações que precisem de um diagnóstico e tratamento, o munícipe deve se dirigir à Usafa mais próxima de sua casa. É nessa unidade que a pessoa vai ser acompanhada por uma equipe multiprofissional, que fará um atendimento integral do paciente no decorrer de sua vida.
A atuação da equipe de Saúde da Família é voltada para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças, cura e reabilitação, fazendo o acompanhamento da população no seu próprio território. Isso permite solucionar os casos no próprio local, ajudando, inclusive, a desafogar a rede de Urgência e Emergência, uma vez que o cidadão, com o acompanhamento na Usafa, passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento, indicado geralmente para casos de maior gravidade.
Endereços – Confira os endereços para acessar os equipamentos de Urgência e Emergência de Praia Grande:
- Pronto-Socorro Central
Avenida Presidente Kennedy, 1.491 – Guilhermina
- UPA Quietude
Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº – Quietude
- UPA Samambaia
Avenida Diamantino Cruz Pereira Mourão, s/nº – Samambaia
- SAMU: Disque 192.