Referência em ações habitacionais, PG recebe visita de comitiva de Cabo Verde

Representantes do país africano conhecerem projetos habitacionais da Cidade

Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 31/03/2025

 

A Prefeitura de Praia Grande tem um trabalho de referência na área da Habitação. A Cidade se destaque pela entrega de unidades habitacionais de interesse social e também pelos projetos de regularização fundiária. Os avanços alcançados funcionam como exemplo até para outros países. No último sábado (29), o Município recebeu uma comitiva com técnicos de Cabo Verde, país do continente africano, que conheceu de perto as ações praia-grandenses de sucesso ligadas ao setor.

 

Também fizeram parte da vista integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), Governo Federal, Caixa Econômica Federal e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O grupo visitou conjuntos habitacionais localizados nos bairros Sítio do Campo e Imperador, ambos ligados ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

 

As atividades na Cidade contaram com a coordenação da Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Praia Grande. A equipe da pasta esclareceu todas as dúvidas e questionamentos da comitiva. Dados técnicos, jurídicos, de atendimento social das famílias e demais etapas dos processos relacionados a entrega de unidades habitacionais efetuados pelo Município foram detalhados pelos praia-grandenses.    

 

“Praia Grande foi escolhida como uma das cidades do Brasil como exemplo de boas práticas em habitação social. Esse reconhecimento é muito importante porque mostra que o Município está no caminho certo e, desta forma, dando mais qualidade de vida para as pessoas”, comentou o secretário de Habitação praia-grandense, Fabrício Menezes de Paula.

 

Uma ação desenvolvida por Praia Grande que reflete em mais qualidade de vida para os moradores dos conjuntos chamou a atenção da comitiva de Cabo Verde. Os empreendimentos habitacionais na Cidade são erguidos em áreas com total infraestrutura, com ênfase em pavimentação, sistema de esgoto e drenagem, segurança, além de equipamentos e unidades nas áreas de Saúde e Educação.

 

“Nosso objetivo é conhecer um pouco da realidade do Brasil e como é o desenvolvimento do programa habitacional. Temos muitos desafios em Cabo Verde. Praia Grande trabalha muito essa questão social. Isso merece destaque. É essa linha de atuação que queremos implantar. Os técnicos nos passaram informações importantes relacionadas a gestão, como é efetuado o cadastramento e a seleção das famílias que recebem as unidades habitacionais. A infraestrutura existente em volta dos conjuntos habitacionais colabora para a vida das pessoas”, declarou a diretora Geral de Habitação do Ministério da Infraestrutura de Cabo Verde Eneida Morais.