Reunião entre Sabesp e Prefeitura alinha andamento dos trabalhos em Praia Grande

Encontro abordou detalhes dos serviços de saneamento básico realizados em toda a Cidade

Por: MARIA SOUZA MTB: 60.089 | 24/04/2025

 (Fotos Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)
(Fotos Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)

Técnicos da Sabesp estiveram na Prefeitura de Praia Grande na terça-feira (22) para uma reunião de alinhamento do trabalho de ampliação, modernização e fortalecimento do sistema de saneamento básico e abastecimento de água da Cidade.

 

A reunião contou com a presença do prefeito, Alberto Mourão, e dos secretários de Habitação, Fabrício Menezes; Planejamento, Josie Yabuta; Meio Ambiente, Valdir Pereira Ramos Filho; Obras Públicas, Eloísa Ojea; Urbanismo, Luis Fernando Félix; e Serviços Urbanos, Soraia Milan.

 

Praia Grande faz parte do URAE 1. Está entre os 371 municípios do Estado atendidos com o contrato de prestação de serviços de água e esgotamento sanitário. A meta da empresa é entregar a universalização de serviços de água e esgoto na Cidade em 5 anos. Para isso, os serviços estão acelerados em diversos bairros e a Prefeitura acompanha esse trabalho, tentando reduzir os transtornos das obras para a população.

 

A superintendente da Unidade de Negócio da Sabesp na Baixada Santista, Olivia Pompeu de Mendonça Coelho, destacou o alinhamento da empresa com a Cidade para dar andamento em alguns programas estruturantes e implantar novos.

 

Praia Grande faz parte dos projetos da Sabesp “Água Legal”, que visa regularizar o abastecimento de água em áreas onde o fornecimento costuma ser precário ou clandestino; “Onda Limpa”, de tratamento de esgoto e educação ambiental para evitar a poluição das praias; “Água no Litoral”, que visa melhorar o acesso e a qualidade do abastecimento de água; “Redução de perdas”, iniciativa para o controle de perdas na distribuição de água; e “Se Liga na Rede, que visa garantir que os imóveis estejam devidamente conectados à rede de esgoto legal. Para enfrentar a questão de esgotos clandestinos, a Sabesp solicitou o apoio da municipalidade e vai informar a Prefeitura a previsão e o cronograma das próximas ligações, para o controle desse trabalho.