SAMU de PG capacita profissionais para aprimorar atendimento à população

Núcleo de Educação em Urgências tem desenvolvido inúmeras ações nas bases descentralizadas

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 08/04/2025

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Praia Grande é referência na Baixada Santista. E um dos motivos da excelência no atendimento à população é a realização constante de capacitações para as equipes que atuam no serviço.

 

Os trabalhos são conduzidos pelo Núcleo de Educação em Urgências, do SAMU, que desenvolve os treinamentos com base na portaria 2048/2002, do Ministério da Saúde, que define as atualizações que são prementes aos profissionais que atuam no SAMU. As atividades ocorrem dentro das quatro bases descentralizadas, situadas nos bairros Boqueirão, Maracanã, Quietude e Samambaia, para não afetar o atendimento.

 

“Todos os treinamentos com as equipes do SAMU são realizados in loco nas bases, para não interferir no trabalho das equipes. Ou seja, caso uma equipe seja chamada para um atendimento, a capacitação é interrompida até os profissionais voltarem. Dessa forma, damos oportunidade a todos de participarem”, explica a enfermeira Fabiana Dourado, subsecretária de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar.

 

São abordados diversos temas, como abordagem do paciente e segurança da cena, urgências clínicas no paciente adulto e também na criança, urgências psiquiátricas, obstétricas, assistência ao parto e cuidados com o recém-nascido, manejo de vias aéreas e ressuscitação cardiopulmonar, entre outros. O objetivo é reforçar conceitos e manter a equipe atualizada dos procedimentos e normas, visando sempre um atendimento mais adequado à população.

 

“Organizamos um cronograma com as temáticas preconizadas pelo Ministério da Saúde e estamos finalizando a parte teórica para iniciar em breve a etapa prática. Tem sido bem positivo esse trabalho, os colaboradores se sentem parte desse processo, eles esclarecem suas dúvidas, trazem suas experiências, exemplificam com os chamados que eles atendem nas ruas e dão ideias para aprimorarmos os protocolos de atendimento”, destaca a enfermeira Simone de Souza Zuñega de Brito, do Núcleo de Educação em Urgências.

 

Referência – Praia Grande possui uma das melhores estruturas de Urgência e Emergência da Baixada Santista. O Município conta atualmente com quatro bases descentralizadas do SAMU que fazem o atendimento de urgência e emergência em todo o território. As unidades ficam nos bairros Boqueirão, Maracanã, Quietude e Samambaia. A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a rapidez nos atendimentos prestados. Para acionar o SAMU, basta discar 192.

 

Além das bases descentralizadas do SAMU, a Cidade possui ainda três unidades de saúde que são referências para os atendimentos de Urgência e Emergência na Cidade e formam uma das estruturas mais completas da Baixada Santista neste setor. São elas: o Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, e as UPAs dos bairros Quietude e Samambaia, que atendem 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Frota renovada – Recentemente, Praia Grande renovou a frota da Saúde, com a aquisição de 17 novos veículos. Desse total, 14 foram adquiridos pelo Município e três foram cedidos pelo Ministério da Saúde. São nove novas ambulâncias que compõem a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e oito novas Unidades de Transporte de Saúde (UTS).

 

Com as aquisições, o SAMU de Praia Grande conta uma frota totalmente renovada, composta por 11 ambulâncias e uma motolância, além de cinco veículos de reserva técnica. Esses novos veículos são equipados com kit contendo desfibrilador externo automático (DEA), oxímetro e aspirador portátil.

 

Um dos destaques das novas ambulâncias do SAMU é a Unidade de Suporte Avançado (USA) com UTI Neonatal. O equipamento vai ampliar e dar mais qualidade à assistência dos bebês recém-nascidos que necessitarem de transporte de urgência e emergência.

 

A frota de Unidades de Transporte de Saúde (UTS) foi completamente renovada e ampliada. Até então, eram cinco veículos que faziam o transporte de pacientes entre unidades de saúde. Com a nova aquisição pela Administração Municipal, o serviço passa a contar com oito unidades novas e modernas. As UTS fazem o transporte e remoção de pacientes que atendem a critérios específicos, como estarem acamados ou ainda serem oxigênio dependentes. Os atendidos devem possuir laudos para usufruírem do serviço.