Secretaria de Saúde de PG faz prestação de contas em Audiência Pública na Câmara Municipal
Técnicos apresentaram os dados do 1º Quadrimestre de 2025
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 27/05/2025

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu a prestação de contas referente ao 1º Quadrimestre de 2025 em Audiência Pública na Câmara Municipal nesta segunda-feira (26). A apresentação foi efetuada pelo secretário de Saúde Pública da Cidade, Isaías Lima, com acompanhamento por parte da equipe técnica da pasta.
A equipe da Sesap disponibilizou dados sobre a situação da Saúde no Município, bem como os números da produção da pasta e os atendimentos realizados no primeiro quadrimestre de 2025. Também foram objeto da Audiência Pública a situação financeira e orçamentária da Sesap e os repasses de verbas do Estado e da União via Sistema Único de Saúde (SUS) que são aplicados nos serviços do Município.
Durante a sessão também foi apresentado aos presentes o trabalho realizado pelo Complexo Regulador em Saúde 24 Horas de Praia Grande. A médica coordenadora da Central de Regulação de Urgência e Emergência e Internações Hospitalares, Ana Paula Aparecida Mathias, explicou o funcionamento do serviço e destacou a importância da regulação das vagas de UTI e enfermaria no Município para promover um atendimento de emergência mais adequado e ágil aos pacientes.
Os vereadores e os munícipes puderam participar da sessão com perguntas e sugestões, esclarecendo suas dúvidas sobre os serviços de saúde de Praia Grande. Foram tema de explanação aos presentes o andamento dos agendamentos das consultas, exames e procedimentos pelo Município, que recentemente recebeu um incremento, com cerca de 110 mil agendamentos entre os meses de abril e maio de 2025. A distribuição de medicamentos pelas Unidades de Saúde da Família (Usafas) também foi alvo de esclarecimentos, assim como o agendamento de consultas na rede de Atenção Primária.
Outro assunto abordado foi a respeito do contrato de gestão do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID) celebrado entre a Prefeitura e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), bem como o incremento da rede de atendimento de Urgência e Emergência e ainda a oferta de leitos de internação nas unidades de saúde. A ampliação da oferta de pronto-atendimento infantil também foi mencionada durante a sessão.
Foram esclarecidas ainda dúvidas sobre o Programa Olhar Atento, que está em implantação e visa aprimorar o diagnóstico e atendimento de pessoas com o transtorno do espectro autista, assim como a possibilidade de ampliação do atendimento de reabilitação física e mental. Também foi apresentado pelos técnicos da Sesap a cobertura vacinal do Município, que superou a grande maioria das metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Governo Federal.
A Audiência Pública foi transmitida ao vivo no Facebook e no Youtube pelo perfil da Câmara Municipal, e na TV aberta através do canal 40.1 e fechada pelo canal 12.