Secretaria de Trânsito de Praia Grande inova com quiz educativo ao estilo “Passa ou Repassa”

Escola Municipal Vereador Valter Salerno foi a primeira unidade a receber o projeto

Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 17/09/2025

Fotos Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

 

A Secretaria de Trânsito (Setran) da Prefeitura de Praia Grande inova na educação e conscientização por um trânsito mais seguro. Nesta semana, a pasta iniciou o projeto “Game Show – Quiz Setran” na Escola Municipal Vereador Valter Salerno. A ideia é ensinar de forma lúdica e divertida as normas de trânsito.


Tudo começa com uma breve apresentação e a entrega de uma cartilha educativa, onde os professores podem trabalhar o tema e preparar os alunos para a competição. A próxima etapa é o jogo: um agente de trânsito faz a pergunta e os alunos divididos em equipes esperam para responder. Quem bater primeiro no botão, ganha a vez de responder. Nesta quarta-feira (17), foi realizada a final do Game Show com três equipes finalistas com a turma do 5ºG saindo vencedora. 


A professora da equipe vencedora, Maythe Fernanda Pereira Ghiraldelli, explicou que os conceitos foram compreendidos pelos alunos e que a competição os motivou a entender ainda mais o tema. “Na sala de aula mesmo eles já demonstraram que tinham entendido sobre o assunto. Estudamos juntos a apostila que foi entregue pela Setran e realizamos algumas atividades, todo esse empenho trouxe eles até a vitória”.


A assistente técnica pedagógica, Valéria Guedes, comentou que a parceria com a Setran sempre foi ativa e que quando surgiu o convite para a escola ser a primeira a receber o projeto, logo foi aceito. “A educação é isso, ela precisa ser viva e estar em movimento. Vemos que os alunos amaram a competição e conseguiram entender muito bem o tema através dessa ludicidade. Foram cerca de 250 alunos impactados em 9 salas de aulas. Uma experiência enriquecedora que esperamos que atinja outras escolas”.


O aluno da equipe vencedora, Valentim de Carvalho Tatulli Pacheco de Lima, comentou sobre a vitória. “Nossa equipe se preparou bastante, prestamos atenção nas explicações e estudamos a cartilha. Também treinamos com perguntas. Foi bastante divertido e estou muito feliz porque conseguimos. É uma vitória de todos nós".


“Essa é mais uma forma de trazer o tema da educação de trânsito para a realidade das crianças. Atualmente, já temos o Concurso Cultural de Vídeos que abrange alunos do 6º ao 9º ano e agora o quiz vem para atender os alunos do 5º ano. Nessa primeira escola já vimos bons resultados e a nossa maior recompensa é ver a animação e o empenho dos alunos. Sabemos que, quando eles aprendem brincando, esse ensinamento fica para o resto da vida. É isso que buscamos, uma transformação na maneira de pensar para que tenhamos vias mais seguras para todos, hoje e no futuro”, explicou o diretor da Divisão de Educação e Segurança no Trânsito, Wanderlei Vivaldo de Sousa Neto.