Seduc promove duas formações sobre educação inclusiva para professores
Capacitações ocorrem às segundas e terças-feiras no Porto Aprendiz, Bairro Boqueirão
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 07/08/2025
Fortalecer as práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva. Com este objetivo, a Secretaria de Educação (Seduc) promove duas formações nesta área para professores que atuam na rede municipal de ensino. A primeira aula das capacitações ocorreu nesta segunda e terça-feira (4 e 5), no Porto Aprendiz, Bairro Boqueirão. Os cursos terão duração de semanas e os profissionais que participarem receberão certificado de conclusão.
As duas capacitações foram organizadas pela Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva. Cada formação terá a duração de seis semanas, o que resultará em carga horária de 30 horas. A secretária de Educação, Patrícia Almeida, acompanhada da subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, fez questão de prestigiar e fazer a abertura das duas formações e conversar com os participantes.
Patrícia Almeida parabenizou a iniciativa dos docentes que se inscreveram para participar da formação. De acordo com a secretária, a Seduc tem como objetivo trazer cada vez mais capacitações em busca de sempre aperfeiçoar a qualidade dos profissionais que atuam nas escolas municipais. “Seja na rede pública ou privada, precisamos ter um olhar diferenciado para a educação inclusiva. Sabemos da nossa realidade nas unidades de ensino e, por isso, pensamos neste momento de aprendizado”.
Professora de turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental na EM Dra. Ana Maria Babette Bajer Fernandes, no Bairro Real, Karina Mariane Hauph fez questão de participar da formação. “Além de fazer a minha inscrição, convenci algumas colegas a virem também. Essa capacitação será muito válida e vai enriquecer bastante a prática dentro da sala de aula. Cada dia mais aumenta o número de alunos com TEA e precisamos estar preparados para melhor atendê-los.
Para a professora Erika Ramos Duarte, que atua na EM Profª. Maria de Lourdes Santos, no Bairro Esmeralda, a Seduc acertou na escolha do tema para a formação. "Acho muito importante a Secretaria de Educação fomentar este assunto com os docentes. Tenho certeza de que auxiliará a tornar mais fácil algo que muitas vezes é complicado dentro da sala de aula. Será um momento de a gente colocar alguns pontos que acontecem no dia a dia para a gente conseguir sempre evoluir no atendimento dos nossos alunos".
Aperfeiçoamento - Uma das formações acontece toda segunda-feira até o dia 8 de setembro. Voltada para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, a capacitação aborda o tema "Educação Inclusiva Aplicada ao Aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)". O curso, que será ministrado pelo assistente técnico pedagógico (ATP) Alexandre Dias Nunes de Melo, terá carga total de 30 horas de duração, sendo 3 presenciais e 2 online por semana.
Durante a capacitação, os professores terão acesso ao conhecimento científico sobre o Transtorno do Espectro Autista, com o objetivo de aproximar a teoria de práticas baseadas em evidências na rotina de sala de aula. Para isso, Melo explicará mais sobre o TEA e suas características, abordará também a questão dos procedimentos baseados em evidências para a redução de possíveis barreiras comportamentais, destacando o gerenciamento para antecipação de crises, entre outros pontos.
Na outra capacitação, que ocorre às terças-feiras, os professores do Ensino Fundamental – Anos Finais participam do curso sobre o tema "Inclusão em Foco: Estratégias de Adaptação na Sala de Aula". Ministrada pela assistente técnica pedagógica, Rosimere de Souza Pereira, a formação acontece até o dia 9 de setembro e também conta com carga total de 30 horas, sendo 3 presenciais e 2 de forma online.
Ao longo da formação, Rosimere Pereira capacitará os participantes a identificar, planejar e implementar estratégias de adaptação pedagógica, de recursos e ambientais. O objetivo é auxiliar os docentes para a promoção da inclusão efetiva e o desenvolvimento pleno de estudantes com deficiência em sala de aula, tendo como norte os princípios da educação inclusiva e legislação vigente.