Setran apresenta projeto sobre trânsito inclusivo na E.M Mário Possani

E. M. Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo também participa do projeto

Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 15/05/2025

(Fotos Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)

O Maio Amarelo estacionou na E.M Mário Possani nesta quarta-feira (14). Os agentes de trânsito apresentaram para os alunos um projeto sobre trânsito seguro com foco em pessoas com deficiência. Os alunos receberam HQ's sobre o tema e irão trabalhá-lo em sala de aula e desenvolver cartazes alusivos. Os melhores trabalhos serão premiados pela Secretaria de Trânsito (Setran) e serão usados em outras campanhas educativas. O Maio Amarelo é o mês em alusão à conscientização e diminuição de acidentes (sinistros) de trânsito.


O projeto sobre trânsito seguro e inclusão é piloto e até o momento está sendo trabalhado também na E. M. Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo. Para esse trabalho, a Setran conta com apoio da Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Diversidade e Inclusão (Sedi). As HQ’s distribuídas são fruto de uma parceria da Setran com o Instituto Zero Morte, associação sem fins lucrativos que fomenta a educação no trânsito. Para saber mais sobre a instituição, acesse: https://zeromorte.org.br/


A assistente técnica-pedagógica (ATP) da E.M. Mário Possani, Elaine Nunes, comentou sobre a parceria com a Setran. “O material que eles receberam é bastante lúdico por se tratar de uma HQ, algo que chama a atenção deles. Trabalhar essa revista em sala de aula traz reflexões sobre o assunto, faz com que eles comentem a respeito. Além da confecção dos cartazes faremos com os alunos uma caminhada pelo bairro para que eles observem o que pode ser melhorado. O tema da inclusão é muito importante e desenvolver esse olhar nas crianças de ver o entorno e entender que nem todos têm as suas necessidades contempladas no local onde elas moram é fundamental para que cresçam com olhar crítico para essas questões”.


“Esse é mais um projeto que estamos iniciando no Maio Amarelo, mas que pretendemos expandir e levar para mais escolas. O apoio da Seduc e da Sedi são fundamentais além da parceria com o Instituto Zero Morte responsável pelo envio das revistas que foram distribuídas para as crianças. Fico muito satisfeito de ver todos os alunos entusiasmados com a ideia e querendo entender mais sobre trânsito seguro com o enfoque na inclusão. Sempre que conscientizamos as crianças estamos criando agentes transformadores da sociedade”, destacou o secretário de Trânsito, Marcelino Gomes.