Seurb inicia fiscalização para combater uso irregular de "giricas" por ambulantes na orla

Ação é realizada em parceria com a Setran e começou no último sábado (29)

Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 03/12/2025

Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande
Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande

 

A Secretaria de Urbanismo (Seurb) de Prefeitura de Praia Grande, em colaboração com a Secretaria de Trânsito (Setran) municipal, deu início, no último sábado (29), a uma operação de fiscalização voltada para os ambulantes que utilizam carrinhos de praia na faixa de areia da orla marítima. O objetivo da ação é combater o uso irregular e a permanência dos chamados "giricas", veículos de apoio usados para o transporte de mesas, cadeiras e outros equipamentos pelos ambulantes.


Durante a fiscalização, realizada nos bairros Canto do Forte, Boqueirão e Guilhermina, cerca de 60 ambulantes foram notificados. A operação visou orientar os comerciantes sobre as normas estabelecidas pela Lei Complementar nº 1029/2025, bem como as penalidades previstas para o descumprimento da legislação. Entre as penalidades, destaca-se a multa de R$ 5.000,00 e a apreensão do equipamento utilizado.


A Seurb ressalta que a ação de fiscalização será estendida a todos os bairros de Praia Grande. A ação tem como intuito garantir o uso adequado dos espaços públicos, em conformidade com as leis municipais vigentes.


Operação Verão - A Prefeitura de Praia Grande se prepara para mais uma temporada de calor e praias cheias. A fim de garantir um verão com boas opções de lazer a moradores e turistas, com tranquilidade e segurança, o prefeito Alberto Mourão reuniu os secretários municipais de Urbanismo, Cultura e Turismo, Trânsito, Saúde, Segurança, Serviços Urbanos, Esportes e Governo para uma reunião de alinhamento dos trabalhos. O encontro definiu todos os detalhes da Operação Verão de Fiscalização.


Para garantir a ordem da praia, a Operação Verão de Fiscalização 2025/2026 vai acontecer da primeira semana de dezembro de 2025 até a terça-feira de Carnaval de 2026. O trabalho será conduzido pela Secretaria de Urbanismo (Seurb), com o apoio de demais pastas municipais, como Segurança (Seasp), Saúde (Sesap) e Trânsito (Setran). O objetivo é fiscalizar e coibir o comércio irregular e garantir a segurança e higiene dos itens comercializados na Cidade. A fiscalização dos agentes da Prefeitura será realizada em toda a extensão da orla, com destaque para os pontos de maior circulação de pessoas, incluindo o calçadão e as praças de artesanato. O trabalho também será feito nos arredores do Kartódromo em dias de show.