Tartaruga retorna ao mar de Praia Grande após período de reabilitação
Soltura aconteceu nesta quarta-feira (25) na praia do Canto do Forte
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 07/10/2024

Matéria feita em 25/09/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).
Após ser resgatada com ferimentos e passar pouco mais de um mês em reabilitação, uma tartaruga da espécie Verde retornou ao seu habitat natural nesta quarta-feira (25), no Canto do Forte, em Praia Grande. Alunos de uma escola da Cidade e banhistas que passavam pelo local acompanharam a volta para casa do animal.
A tartaruga foi encontrada no dia 17 de agosto por pescadores em uma praia de Peruíbe. Eles estranharam a forma como a tartaruga estava nadando e notaram alguns ferimentos em suas nadadeiras. Retiraram o animal da água e acionaram as equipes do Instituto Biopesca, ong sediada em Praia Grande e que atua na conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção.
De acordo com a veterinária Vanessa Ribeiro, trata-se de uma tartaruga em idade juvenil e ela estava debilitada, provavelmente pelo esforço que fez para permanecer boiando no mar uma vez que as nadadeiras estavam machucadas. “Ao chegar no instituto, tratamos os ferimentos, foram ministrados medicamentos e a alimentação era selecionada: algas, sardinha e manjuba. Inicialmente, ela ficou em uma caixa de transporte específica para este fim até que pudesse ir para um tanque maior e, finalmente, voltar ao mar”.
Todo o processo de reabilitação é acompanhado por uma equipe de biólogos, veterinários, oceanógrafos e outros profissionais. Uma das últimas etapas é a colocação da anilha de identificação, que vai possibilitar o acesso a todas as informações do animal, sendo extremamente útil para a manutenção de uma base de dados e também para pesquisas. “É incrível esse momento de volta ao mar. É uma das melhores partes, já que todo o processo de reabilitação é muito comemorado por nós”.
A veterinária frisou que embora este exemplar tenha sido resgatado por pescadores, a conduta mais indicada aos banhistas é de não manusear animais marinhos que sejam avistados nas praias. “Muitas vezes, eles estão apenas descansando ou se estão feridos podem ter sua condição de saúde agravada”. O recomendável é acionar o instituto pelo telefone 90 90 99601-2570 (a ligação pode ser feita a cobrar).
A soltura da tartaruga contou com o apoio de uma equipe da Guarda Costeira, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) e presta um importante auxílio no trabalho do instituto, principalmente no resgate de animais marinhos que são encontrados ao longo das praias da Cidade durante os patrulhamentos das equipes. A Guarda Costeira também pode ser acionada em casos de animais marinhos encontrados nas praias pelos telefones 199 ou 153.