Usafa Aloha promove palestra sobre combate ao abuso e à exploração sexual infantil
Ação integra a campanha do Maio Laranja
Por: NATHÁLIA ALVES (estagiária) MTB: | 16/05/2025
Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Aloha realizou uma palestra na manhã desta sexta-feira (16), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), abordando a exploração infantil e os desafios no enfrentamento ao abuso aos menores de idade. Durante o evento, foram discutidos temas como os perigos na internet, a importância da comunicação entre família e escola, sinais de abuso e formas de intervenção.
A palestra contou com a participação da conselheira tutelar Sueli Santana Agrela, que destacou a importância de estar atento aos sinais de abuso no círculo íntimo da criança. “Muitas vezes, o perigo está dentro de casa, na vizinhança, e não percebemos”, ressaltou. Segundo a conselheira, é essencial que as famílias vejam a escola e instituições como a Usafa como aliadas, formando uma rede de apoio.
O conselheiro tutelar Gustavo de Souza Santos também esteve presente e alertou sobre os riscos da exposição infantil na internet, especialmente diante dos chamados “perfis fakes” — adultos que se passam por crianças. “A família vê a foto de perfil como sendo de uma criança e não dá a devida atenção. É preciso que os pais estejam cientes de tudo o que a criança consome na internet”, explicou.
O evento integra uma série de atividades realizadas ao longo do mês com o objetivo de conscientizar sobre o abuso infantil. A diretora da Usafa Aloha, Maria Aparecida Souza, afirma que essa e outras ações fazem parte de um projeto contínuo da unidade, que visa promover a conscientização e a prevenção em diversos temas. “Encontros como este geram informação e aproximam a comunidade da Usafa”.
Campanha — A Prefeitura de Praia Grande, em conjunto com o CMDCA, segue promovendo a campanha nacional "Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes", que tem como objetivo mobilizar a sociedade na prevenção e no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.