Usafa e Conviver São Jorge e Academia da Saúde Antártica fazem ação do Setembro Amarelo
Palestra, caminhada e alongamento marcaram as atividades
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 29/09/2025
O Conviver e a Unidade de Saúde da Família (Usafa) São Jorge e a Academia da Saúde Antártica realizaram uma animada ação de Setembro Amarelo na manhã de segunda-feira (29). A atividade visou conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e faz parte da campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
A ação reforça a parceria entre os equipamentos públicos municipais, desenvolvendo iniciativas que proporcionem o bem-estar físico e mental dos munícipes. O evento envolveu a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria de Assistência Social (Seas).
O encontro contou com uma palestra sobre o assunto realizada por uma psicóloga da equipe eMulti da Sesap que atua nas Usafas. Também teve um aulão temático desenvolvido pela equipe do Conviver São Jorge, que agitou os participantes, com muita atividade física e animação.
Na sequência, uma caminhada até a Academia da Saúde Antártica, finalizando a ação com uma aula de alongamento com o educador físico Rômulo Ribeiro. Ao final do evento os participantes foram convidados a abraçar os presentes e repetir frases como “eu me importo com você”, “você é importante para mim” e “se precisar de mim, é só chamar”. Tal ato gerou comoção e afeto entre as pessoas.
“O encontro teve a finalidade de criar um sentimento de pertencimento entre essas pessoas. Esses laços de amizade funcionam como um fator protetor, diminuindo a probabilidade de um eventual isolamento que está associado a doenças psicológicas como ansiedade, depressão e ideação suicida. A energia foi boa e acredito que o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o tema foi atingido”, disse Ribeiro.
Setembro Amarelo – As 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) são a porta de entrada aos serviços de saúde e os médicos da família estão capacitados para atender casos de transtorno psicológico de pequena gravidade. Ao longo do mês, as equipes de saúde estão desenvolvendo campanhas de conscientização sobre o Setembro Amarelo nas salas de espera e em trabalhos de grupo. A rede conta ainda com 11 Academias da Saúde, que oferecem atividades para todos os públicos, promovendo o bem-estar físico e mental.
CAPS – Para os casos de transtornos psicológicos que necessitam de um acompanhamento mais especializado, os pacientes são direcionados para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São quatro na Cidade: dois CAPS II, nos bairros Boqueirão e Mirim, um CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD III) e outro Infantil (CAPS i). Esses locais também acolhem diretamente pacientes que porventura não se sintam confortáveis para buscar a Usafa e desejam um atendimento mais reservado.
Confira os endereços dos CAPS:
- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Boqueirão)
Rua Cidade de Santos, 89 – Boqueirão
- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Mirim)
Rua Nossa Senhora da Conceição, 400 – Mirim
- Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I)
Rua São Bernardo, 401 – Boqueirão
- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)
Rua São Caetano, 400 – Boqueirão
188 – Informação é o primeiro passo de qualquer tratamento. Se precisar conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), telefone 188, sem custo de ligação, 24 horas todos os dias.