Usafa Mirim I promove ação de saúde bucal com as crianças
Encontro teve palestra lúdica, brincadeira de colorir e entrega de escova de dente
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 01/09/2025
A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Mirim I promoveu uma ação de saúde bucal ao ar livre para a criançada na sexta-feira (29). A equipe de saúde da família se dirigiu até a Avenida Canal Marizana, no Bairro Nova Mirim, e realizou uma palestra lúdica e bem divertida, ressaltando a importância da escovação dos dentes e da prevenção para evitar a cárie e outros problemas.
As agentes comunitárias de saúde foram de casa em casa convocar as crianças e as mães, para que a equipe de saúde bucal da Usafa pudesse iniciar as atividades. Os profissionais ensinaram como escovar os dentes, trataram da necessidade de manter uma escovação regular e utilizaram de imagens e desenhos de alimentos para orientar sobre o perigo de alguns itens, em especial os doces, que contêm muito açúcar e podem ser prejudiciais à saúde bucal. Também foram oferecidos kits com escova de dente, giz de cera e folhas de desenho para que as meninas e os meninos pudessem pintar e se divertir.
“A ideia foi trazer para as crianças a consciência da prevenção. Muitas vezes fica difícil para os pais levarem até o posto pela rotina diária, a criança ter que ir à escola, enfim, e a gente podendo vir até eles é um meio facilitador, pois aqui reforçamos o quanto é importante a prevenção, cuidar e escovar. E às vezes são dicas simples que podem fazer toda a diferença na qualidade de vida deles, na forma como se cuidam, evitando algum dano”, explica o cirurgião-dentista da Usafa Mirim I, Anderson Mariano Izu.
Para a médica da unidade, Luiza Alves da Silva, é fundamental que a Usafa vá até onde a população está, levando promoção e prevenção à saúde. “Ações como essa são primordiais para a saúde, pois estando aqui a gente consegue se aproximar mais, eles compreendem melhor quando a gente se coloca no papel deles, quando a gente vem e conhece a casa deles, traz os cuidados para dentro de suas casas. Isso acaba levando a uma maior aceitação das nossas condutas, pois eles compartilham das decisões e do cuidado com a saúde”, diz.