Vereadores de PG conhecem sistema de monitoramento por câmeras da Cidade

Parque tecnológico é referência na área de segurança

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 20/03/2025

Fotos Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande
Fotos Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

 

O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande recebeu a visita de vereadores da Cidade na tarde desta quarta-feira (19). O objetivo do grupo foi conhecer mais de perto os diversos recursos que o parque tecnológico da Cidade dispõe, auxiliando no combate à criminalidade.


O grupo foi recebido pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, e pelo inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos, que apresentaram as funcionalidades de cada recurso, principalmente os softwares de reconhecimento facial e de caracteres.


E é graças justamente ao sistema reconhecimento facial que desde o Carnaval a Administração Municipal vem realizando testes, já com resultados, para a integração de 84 câmeras da Cidade ao Programa Muralha Paulista, do governo do Estado de São Paulo.


Izumi explicou que, desde então, pelo menos sete procurados da Justiça já foram capturados ao passar por uma das câmeras instaladas em pontos estratégicos da Cidade. “Nossas imagens são compartilhadas com o Estado, que cruza os dados com seus bancos de dados, ampliando a chance de detectar procurados da Justiça e diminuir a chance de cometerem novos crimes”.


O Programa Muralha Paulista integra dados de vários órgãos, como a polícia, prefeituras e Poder Judiciário como forma de combater a criminalidade e aumentar a probabilidade de prisão de criminosos durante seus deslocamentos no território paulista.


O objetivo da Administração Municipal é que, além dos 84 equipamentos com reconhecimento facial, outras 644 câmeras instaladas em vias públicas também integrem o programa futuramente.


Na ocasião, os vereadores puderam acompanhar de perto como os operadores do Cicoe realizam os patrulhamentos virtuais e tirar dúvidas a respeito da integração que é realizada tanto com as equipes da Guarda Civil Municipal quanto da Polícia Militar, além de outras secretarias municipais como Trânsito, Meio Ambiente e Habitação. Alguns dos vereadores presentes integram a Comissão de Segurança Pública da Câmara.


Atualmente, no Cicoe são monitorados mais de 3.400 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.


Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.