Volta às Aulas: acolhimento marca início do ano letivo das escolas municipais
Cerca de 56 mil alunos retornam aos estudos nesta quarta-feira (5)
Por: DANIEL ELIAS | 06/02/2025
Personagens vivos, circuitos de atividades, muita música e alegria. Assim foi a receptividade dos alunos organizadas pelas escolas municipais nesta quarta-feira (5). As atividades propostas marcaram o início do ano letivo para os cerca de 56 mil estudantes nas 78 unidades de ensino. A equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc) visitou os prédios educacionais para acompanhar de perto e dar as boas-vindas.
Cada unidade de ensino organizou a sua própria programação para acolher os alunos, assim como, pais ou responsáveis, tornando desta forma o primeiro dia de aula mais leve. “Essa foi uma orientação da Secretaria de Educação. Depois de ficar um período em casa com os pais, eles retornam hoje para as unidades de ensino. E, principalmente os pequenos, podem sentir pelo fato de ficarem longe de casa. Então solicitamos que todas realizassem algo agradável”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
E foi o que fez, por exemplo, a equipe técnica da EM Pablo Trevisan Perutich, situada no Bairro Anhanguera. A escola estava toda decorada com a temática de floresta nomeada Brasil Tropical Pablo. Além do aspecto cênico que encantava, ao entrar na unidade de ensino os alunos eram convidados a participarem de um circuito de atividades por onde os pequenos tinha de percorrer para depois irem para as salas de aulas.
Outras unidades de ensino promoveram atividades diferenciadas. A EM Antônio Rubens da Costa Lara, no Bairro Esmeralda, contou com a parceria do grupo de teatro Cinetrando que ficou responsável em dar as boas-vindas aos estudantes já no portão de entrada. Os atores interagiam com os alunos nos corredores e depois percorreram a escola, passando sala por sala conversando com as turmas.
Na EM João Baptista Resine Alves, também no Bairro Esmeralda, funcionários da unidade de ensino se fantasiaram de Sonic e Chase (um dos personagens principais do desenho Patrulha Canina). Eles recepcionaram os pequenos na entrada da unidade de ensino e depois visitaram as salas. Na EM Profº Fued Temer, no Guilhermina, os estudantes entraram ao som de músicas infantis que preenchiam os corredores.
Mais – Além do acolhimento de alunos, as escolas municipais terão algumas novidades. Uma delas, será de se adequarem à nova Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula. Pais, professores e estudantes receberão orientações sobre a não utilização dos aparelhos, que causa o afastamento social e prejudica no aprendizado.
Além da proibição do uso de celulares uma nova iniciativa que será adotada pela Seduc a partir deste ano. No dia da posse, o prefeito, Alberto Mourão, entregou para a secretária de Educação, Patrícia Almeida, Ordens de Serviços (OSs) que balizarão as ações da pasta municipal durante a gestão. Uma delas versa sobre a adoção de iniciativas voltadas para o combate ao bullying e ciberbullying nas escolas municipais.
Integrantes da equipe técnica da Secretaria de Educação já estudam ações e iniciativas que possam fazer parte do projeto anti bullying. “O documento está sendo elaborado. Queremos apresentá-lo para os professores para que opinem também quais medidas podemos adotar. Uma das propostas é a realização de gincanas, como se fossem interclasses, onde as turmas terão pontuação. A ideia será de envolver os pais também para que façam parte deste combate que precisa ser diário”, afirmou Patrícia Almeida.