Ampliação da Infraestrutura Cicloviária de Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande (SP) tem investido na Infraestrutura Cicloviária de Praia Grande, com o intuito de interligar todo o sistema urbano do município, conectando-o também ao sistema metropolitano, a fim de estimular a utilização do modal bicicleta como meio de transporte em substituição ao veículo automotor.
Objetivo Geral
Praia Grande investe continuamente em vias exclusivas para ciclistas, de maneira que impulsiona o uso da bicicleta como meio de transporte, revigorando as condições de saúde das pessoas e acarretando benefícios ao meio ambiente e à mobilidade urbana.
Objetivos específicos
- Utilização da bicicleta como modalidade de transporte seguro;
- Redução do uso indevido do espaço público;
- Melhoria da regularidade do tráfego;
- Diminuição dos acidentes de trânsito;
- Redução do índice de mortalidade no trânsito;
- Diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera, em que veículos automotores são responsáveis;
- Agilidade do ciclista no trânsito nos horários que dispõe de pistas exclusivas, além de diminuir o número de veículos automotores nas vias;
- Melhoria na qualidade de vida, agregando exercícios físicos com o uso da bicicleta;
- Redução da poluição sonora, já que bicicletas não produzem barulho de motor, buzinas e escapamentos.
Principais resultados
A população fixa e flutuante tem disponível uma rede estruturada para trafegar com a bicicleta de maneira segura, seja para substituição de transporte ou para lazer, contribuindo para o meio ambiente, saúde e mobilidade urbana.
Um aprendizado fundamental
Criar e implementar alternativas inteligentes de utilização de transportes sustentáveis se faz tão importante, para obtenção de êxito, quanto o incentivo. Sem alternativas concretas, não se faz possível substituir transportes convencionais, à combustão, por transportes sustentáveis.
Parceiros envolvidos
Secretarias Municipais.
Público atingido
Todos os tipos de público
Resultados quantitativos
Estimamos que um terço da população tenha bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). Na alta temporada de verão, fora do período de pandemia, esse número aumenta ainda mais, visto que a Cidade está entre as mais visitadas do País, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Embora tenhamos esta alta demanda durante os anos de 2005 à 2021 obtivemos uma diminuição de 57,92% no número de acidentes envolvendo bicicletas, sendo este percentual bastante significativo já que em 2005 a estrutura cicloviária era menor, bem como o número de ciclistas.
Ano Nº de Acidentes
2005 221
2006 150
2007 173
2008 204
2009 182
2010 177
2011 78
2012 97
2013 115
2014 114
2015 155
2016 144
2017 139
2018 97
2019 86
2020 82
2021 128
Resultados qualitativos
Diminuição do sedentarismo, propiciando a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Redução da poluição, dos acidentes de trânsito e da quantidade de veículos automotores nas vias, contribuindo para a melhoria da mobilidade.
Parâmetros contemplados
Incentivar a utilização de meios de transportes mais sustentáveis e menos poluentes que promovam melhor mobilidade urbana e atitudes mais saudáveis.
Fontes de Referência
Lei Complementar 760/17 "INTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA", Plano Cicloviário Metropolitano- AGEM, Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito -Volume VIII - Sinalização Cicloviária.
www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias
www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias
www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias
www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias
www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias
www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias
www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias
Contato
Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande
+55 (13) 3496-2000
Secretaria de Trânsito
setrangabinete@praiagrande.sp.gov.br