Capacitação de servidores sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A capacitação voltada aos servidores municipais, organizada pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e ministrada pela coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, reuniu mais de 300 pessoas, que serão agentes multiplicadores das metas para o desenvolvimento sustentável.
Objetivo Geral
Capacitar o servidor público para alinhar ações que já são realizadas ou que estão sendo planejadas pelo município aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.
Objetivos específicos
- Estabelecer a Agenda 2030 como instrumento de gestão sustentável;
- Capacitar os servidores ocupantes de cargos de diretor de divisão, diretor de departamento, secretários adjuntos, subsecretários e secretários municipais quanto aos ODS, para agirem como agentes multiplicadores do tema;
- Identificar as políticas municipais e instrumentos de gestão existentes e estabelecer conexões com os ODS;
- Promover políticas, instrumentos e ações municipais atreladas ao desenvolvimento sustentável.
Principais resultados
Dentre os resultados obtidos, destaque ao prosseguimento da consolidação do município como agente de desenvolvimento sustentável, onde os servidores se apropriaram da temática e estarão aptos para identificar, promover e sugerir políticas e ações relacionadas aos ODS.
Um aprendizado fundamental
Para o desenvolvimento da Agenda 2030, é fundamental que a administração pública reúna esforços para sua implementação, e neste sentido, a apropriação dos servidores é fundamental para a localização dos objetivos e para a implementação de políticas e ações que garantam o atingimento das metas.
Parceiros envolvidos
Secretaria de Administração, Programa Cidades Sustentáveis.
Público atingido
Servidores municipais.
Resultados quantitativos
339 servidores capacitados
Resultados qualitativos
- Consolidação do município como agente de desenvolvimento sustentável; Apropriação e aptidão do servidor para identificar, promover e sugerir políticas e ações relacionadas aos ODS.
Mais além, desde o estabelecimento da Agenda 2030 como ponto focal de atuação para o município, foram obtidos outros resultados, como:
- Adesão ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS) em fevereiro/2021;
- Disponibilização de página no PCS e página do município sobre o desenvolvimento sustentável;
- Agrupamento e análise de diversos índices e indicadores;
- Banco de boas práticas municipal, onde, até janeiro/2024 existiam 27 ações cadastradas;
- Inscrição das boas práticas em diversas premiações relacionadas. Dentre elas, o projeto de “Descarbonização da frota municipal de transporte coletivo”, realizado pela Secretaria de Transportes (SETRANSP), que tem como objetivo associar mobilidade com sustentabilidade, investindo em um transporte municipal com menos emissão de gases poluentes na atmosfera foi inscrito no Prêmio Cidades Sustentáveis 2023 e conquistou o terceiro lugar na premiação;
- Participação no Programa Município Verde Azul do Estado de São Paulo e premiação em 2023 pelo quarto ano consecutivo;
- Relação dos ODS nas peças orçamentárias;
- Discussões e consulta pública com a inclusão do tema na Revisão do Plano Diretor para o período de 2027-2036.
Parâmetros contemplados
Incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na administração pública demonstra esforços para cumprir com a Agenda 2030, promovendo transformações sociais, econômicas e ambientais para a sociedade, proporcionando melhor qualidade de vida e um tratamento humanizado para todos.
Fontes de Referência
https://www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias/noticias/noticia_01.asp?cod=60792
Contato
Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande
+55 (13) 3496-2000
Secretaria de Planejamento (SEPLAN)
seplan@praiagrande.sp.gov.br