PG ONLINE - UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FORMA DE DESBUROCRATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICOS
A Secretaria busca implantar uma gestão eficiente e mais sustentável, zelando pela qualidade dos serviços públicos. Entre seus grandes desafios, estão a desburocratização, os longos prazos na efetividade dos pedidos, a falta de informatização nas ferramentas de atendimento ao público e o combate a descredibilidade na excelência dos serviços.
Objetivo Geral
A utilização da tecnologia como ferramenta para proporcionar agilidade e melhor qualidade no atendimento ao contribuinte em geral, primando pela sustentabilidade e eficiência dos serviços disponíveis na Secretaria de Finanças, bem como a orientação nos negócios decorrentes dos empreendedores, promovendo a desburocratização nos processos de formalização empresarial.
Objetivos específicos
- Melhorar a gestão dos trâmites burocráticos e o sistema de licenciamento de empresas;
- Aumentar a produtividade operacional;
- Diminuição gastos com impressões decorrentes do uso de papel;
- Incrementar a arrecadação municipal;
- Diminuir a carga tributária incidente sobre as empresas, no âmbito municipal;
- Diminuir a informalidade;
- Facilitar o acesso dos empreendedores ao mercado interno;
- Facilitar o acesso aos canais de atendimento direcionados ao público;
- Ampliar os tipos de documentos internos controlados por Processos eletrônicos;
- Suprir demandas administrativas com a implantação de sistema “Call center”;
- Promover a Gestão Pública Sustentável.
Principais resultados
As Boas Práticas adotadas com a implantação das novas tecnologias levaram a Secretaria de Finanças a proporcionar maior celeridade na liberação do funcionamento das empresas, as quais, dependendo do grau de risco, podem funcionar imediatamente.
A ferramenta de parcelamento “Online”, em pouco tempo de uso representam resultados, na margem de 31,37% do total dos parcelamentos efetuados.
O Processo Eletrônico para Autônomos, desburocratizou completamente os procedimentos tornando-o digital, com a atribuição da inscrição em 24 horas.
Com referência ao atendimento, o via WhatsApp corresponde a 23,45 %, o autoatendimento por meio de Totens, que oferecem serviços direcionados ao cidadão e específicos aos empreendedores, constitui 32,57% do atendimento geral. Já o agendamento do atendimento presencial por assunto, com data e hora marcada proporcionando maior comodidade, sem filas de espera, representando 9,49 % do total.
Com as novas tecnologias demonstradas, a capacidade de atendimento ao público nos serviços on-line representam 65,51 % do atendimento geral da Secretaria de Finanças. Ou seja, a cada 10 (dez) pessoas que procuram os serviços de Finanças, aproximadamente 07 (sete) encontram soluções pelos canais digitais disponíveis.
Um aprendizado fundamental
A utilização das novas ferramentas on-line proporcionaram um canal direto, transparente e eficaz, onde o contribuinte pode solucionar suas demandas, com economia de tempo, até mesmo por meio de um aparelho de celular.
As implantações das novas tecnologias promoveram importantes mudanças administrativas, culturais e comportamentais no modelo de gestão interna, sendo necessário a adaptação dos colaboradores da Secretaria e do cidadão.
A utilização das novas ferramentas on-line proporcionou um canal direto, transparente e eficaz, onde o contribuinte pode solucionar suas demandas, com economia de tempo, até mesmo por meio de um aparelho de celular.
As implantações das novas tecnologias promoveram importantes mudanças administrativas, culturais e comportamentais no modelo de gestão interna, sendo necessário a adaptação dos colaboradores da Secretaria e do cidadão.
Parceiros envolvidos
Secretaria de Finanças, Secretaria de Planejamento, e plataformas terceirizadas como Whatsapp, Parcelamento on-line, Apoio ao Contribuinte ""Call Center-Finanças"".
Público atingido
Empresários, empreendedores, investidores, toda gestão da Secretaria de Finanças e população em geral.
Resultados quantitativos
- ATENDIMENTO PREFEITURA Quantidade % - Base 01 a 04 de 2022
- ATENDIMENTO PRESENCIAL – 12.865 - 33,03%
- ATENDIMENTO ONLINE - 38.952 - 65,51%
- AGENDAMENTO – 3.6989,49%
- WHATSAPP – 9.139 - 23,45%
- TOTENS DE AUTOATENDIMENTO - 12.687 - 32,57%
- TOTAL GERAL DE ATENDIMENTOS – 38.952 - 100%
Resultados qualitativos
- Sustentabilidade na diminuição de materiais oriundos de recursos naturais, como grande demanda de papeis e energia substituídos por ferramentas tecnológicas;
- Celeridade nos resultados buscados pelas demandas dos serviços da Secretaria de Finanças;
- Integração de diversas Secretarias do Município no desenvolvimento das ferramentas tecnológicas;
- Economia de tempo com o atendimento on-line em detrimento do presencial;
- Satisfação dos contribuintes demonstradas juntos aos canais utilizados para avaliação;
- Eficiência dos serviços disponibilizados aos contribuintes e empreendedores.
Parâmetros contemplados
A necessidade de propiciar canais mais eficazes de atendimento ao contribuinte resultaram na modernização da gestão pública, amparada na inovação digital, impactando diretamente nos serviços públicos e no gerenciamento dos processos administrativos da Secretaria de Finanças.
As novas estratégias trouxeram ganhos à sociedade e ao cidadão, com maior confiança, transparência e acessibilidade aos serviços públicos, demonstrando atenção às questões sociais apresentando uma estrutura mais sustentável, e melhor governabilidade do Município.
Fontes de Referência
www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias
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Contato
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+55 (13) 3496-2000
Secretaria de Finanças (SEFIN)
sefin@praiagrande.sp.gov.br