PG ONLINE - UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FORMA DE DESBUROCRATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICOS

A Secretaria busca implantar uma gestão eficiente e mais sustentável, zelando pela qualidade dos serviços públicos. Entre seus grandes desafios, estão a desburocratização, os longos prazos na efetividade dos pedidos, a falta de informatização nas ferramentas de atendimento ao público e o combate a descredibilidade na excelência dos serviços.



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Objetivo Geral

A utilização da tecnologia como ferramenta para proporcionar agilidade e melhor qualidade no atendimento ao contribuinte em geral, primando pela sustentabilidade e eficiência dos serviços disponíveis na Secretaria de Finanças, bem como a orientação nos negócios decorrentes dos empreendedores, promovendo a desburocratização nos processos de formalização empresarial.


Objetivos específicos

  • Melhorar a gestão dos trâmites burocráticos e o sistema de licenciamento de empresas;
  • Aumentar a produtividade operacional;
  • Diminuição gastos com impressões decorrentes do uso de papel;
  • Incrementar a arrecadação municipal;
  • Diminuir a carga tributária incidente sobre as empresas, no âmbito municipal;
  • Diminuir a informalidade;
  • Facilitar o acesso dos empreendedores ao mercado interno;
  • Facilitar o acesso aos canais de atendimento direcionados ao público;
  • Ampliar os tipos de documentos internos controlados por Processos eletrônicos;
  • Suprir demandas administrativas com a implantação de sistema “Call center”;
  • Promover a Gestão Pública Sustentável.


Principais resultados

As Boas Práticas adotadas com a implantação das novas tecnologias levaram a Secretaria de Finanças a proporcionar maior celeridade na liberação do funcionamento das empresas, as quais, dependendo do grau de risco, podem funcionar imediatamente.

A ferramenta de parcelamento “Online”, em pouco tempo de uso representam resultados, na margem de 31,37% do total dos parcelamentos efetuados.

O Processo Eletrônico para Autônomos, desburocratizou completamente os procedimentos tornando-o digital, com a atribuição da inscrição em 24 horas.

Com referência ao atendimento, o via WhatsApp corresponde a 23,45 %, o autoatendimento por meio de Totens, que oferecem serviços direcionados ao cidadão e específicos aos empreendedores, constitui 32,57% do atendimento geral. Já o agendamento do atendimento presencial por assunto, com data e hora marcada proporcionando maior comodidade, sem filas de espera, representando 9,49 % do total.

Com as novas tecnologias demonstradas, a capacidade de atendimento ao público nos serviços on-line representam 65,51 % do atendimento geral da Secretaria de Finanças. Ou seja, a cada 10 (dez) pessoas que procuram os serviços de Finanças, aproximadamente 07 (sete) encontram soluções pelos canais digitais disponíveis.


Um aprendizado fundamental

A utilização das novas ferramentas on-line proporcionaram um canal direto, transparente e eficaz, onde o contribuinte pode solucionar suas demandas, com economia de tempo, até mesmo por meio de um aparelho de celular.

As implantações das novas tecnologias promoveram importantes mudanças administrativas, culturais e comportamentais no modelo de gestão interna, sendo necessário a adaptação dos colaboradores da Secretaria e do cidadão.

A utilização das novas ferramentas on-line proporcionou um canal direto, transparente e eficaz, onde o contribuinte pode solucionar suas demandas, com economia de tempo, até mesmo por meio de um aparelho de celular.

As implantações das novas tecnologias promoveram importantes mudanças administrativas, culturais e comportamentais no modelo de gestão interna, sendo necessário a adaptação dos colaboradores da Secretaria e do cidadão.


Parceiros envolvidos

Secretaria de Finanças, Secretaria de Planejamento, e plataformas terceirizadas como Whatsapp, Parcelamento on-line, Apoio ao Contribuinte ""Call Center-Finanças"".


Público atingido

Empresários, empreendedores, investidores, toda gestão da Secretaria de Finanças e população em geral.


Resultados quantitativos

  • ATENDIMENTO PREFEITURA Quantidade % - Base 01 a 04 de 2022
  • ATENDIMENTO PRESENCIAL – 12.865 - 33,03%
  • ATENDIMENTO ONLINE - 38.952 - 65,51%
  • AGENDAMENTO – 3.6989,49%
  • WHATSAPP – 9.139 - 23,45%
  • TOTENS DE AUTOATENDIMENTO - 12.687 - 32,57%
  • TOTAL GERAL DE ATENDIMENTOS – 38.952 - 100%


Resultados qualitativos

  • Sustentabilidade na diminuição de materiais oriundos de recursos naturais, como grande demanda de papeis e energia substituídos por ferramentas tecnológicas;
  • Celeridade nos resultados buscados pelas demandas dos serviços da Secretaria de Finanças;
  • Integração de diversas Secretarias do Município no desenvolvimento das ferramentas tecnológicas;
  • Economia de tempo com o atendimento on-line em detrimento do presencial;
  • Satisfação dos contribuintes demonstradas juntos aos canais utilizados para avaliação;
  • Eficiência dos serviços disponibilizados aos contribuintes e empreendedores.


Parâmetros contemplados

A necessidade de propiciar canais mais eficazes de atendimento ao contribuinte resultaram na modernização da gestão pública, amparada na inovação digital, impactando diretamente nos serviços públicos e no gerenciamento dos processos administrativos da Secretaria de Finanças.

As novas estratégias trouxeram ganhos à sociedade e ao cidadão, com maior confiança, transparência e acessibilidade aos serviços públicos, demonstrando atenção às questões sociais apresentando uma estrutura mais sustentável, e melhor governabilidade do Município.


Fontes de Referência

www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias

www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias

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Contato

Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande

+55 (13) 3496-2000

Secretaria de Finanças (SEFIN)

sefin@praiagrande.sp.gov.br