Programa de Integração e Cidadania (PIC) e Centro de Apoio a Família do Educando (CAFE)

São oferecidos, gratuitamente, cursos/oficinas artesanais, esportivas, cursos semi profissionalizantes e atividades culturais



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Objetivo Geral

A partir do diagnóstico realizado através das pesquisas no período de implantação dos problemas e carências da população da cidade, verificou-se a necessidade de estabelecer uma relação mais direta entre o social e o cidadão, pois constatou-se que grande parte da comunidade que vive nos bairros mais afastados do centro urbano, são pessoas com poucas oportunidades de diversão, baixa renda e grandes dificuldades em conseguir um emprego. A partir de 2008 também foi integrado ao Programa PIC, os Centros de Apoio a Família do Educando (CAFE’s). São Unidades que foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares e comunidades do entorno.


  • Modalidades culturais: Ballet Contemporâneo e Clássico, Dança de rua, Ritmos dançantes, Dança de Salão, Dança do Ventre, Dança Cigana, Jazz, Canto e coral, Violão, Teatro Musical;
  • Modalidades Esportivas: Karatê, Karatê adaptado, Iniciação à Ginástica Artística, Tênis de Mesa, Futsal;
  • Modalidades Artesanais e de geração de renda: Bordados Diversos, Bonecas Artesanais, Artesanato em madeira, Pintura em tela, Pintura em tecido, Customização, Artesanato com E.V.A, Feltro, Modelagem, Culinária, Chinelos decorados, Patch Aplique, Patchwork, Crochê, Biscuit;
  • Modalidades semi profissionalizantes: Curso de Informática, Oficina de maquiagem, Teatral de cenográfica, Curso de panificação, Curso de Serigrafia, Curso de corte e costura, Curso em parceria com o SENAC, SENAI, SESI, SEBRAE.


Objetivos específicos

Através das atividades culturais, esportivas, artesanais, geração de renda e semi profissionalizantes, procura-se:

  • Estimular a sociabilização e despertar do auto reconhecimento do cidadão como membro participativo das políticas públicas,
  • Preparar e estimular ao desenvolvimento econômico e social.


Principais resultados

  • Autoestima;
  • Certificação de cursos de geração de renda e qualificação profissional;
  • Fortalecimento de vínculos;
  • Cidadania;
  • Empreendedorismo.

Um aprendizado fundamental

Observa-se que o Programa foi desenhado para despertar no munícipe o seu reconhecimento como cidadão e maior participação nas políticas públicas absorvendo todos os anseios das comunidades em que os Equipamentos Sociais estão instalados, ampliando as ações com a construção de um modelo/programa mais complexo, envolvendo a educação, cultura, esporte, lazer, econômico, além do social.


Parceiros envolvidos

As próprias Secretarias Municipais, em especial a Secretaria de Assuntos Institucionais (SEAI), Fundo Social de Solidariedade (FSS) e parceiros como SEBRAE, SENAC e SENAI.


Público atingido

Munícipes com idade à partir dos cinco anos de idade, observando situações de vulnerabilidade para melhor direcionamento a oportunização.                           


Resultados quantitativos

Ano                             Unidades                             Nº de pessoas atendidas

2004                                  1                                                      886

2005                                  3                                                     3229

2006                                  3                                                     3474

2007                                  3                                                     3845

2008                                  5                                                     5641

2009                                  7                                                     5988

2010                                  7                                                     6172

2011                                  8                                                     6383

2012                                  8                                                     7257

2013                                  8                                                     9696

2014                                  8                                                     7322

2015                                  8                                                     5889

2016                                  8                                                     6571

2017                                  8                                                     6346

2018¹                                 8                                                     5350

2019                                  8                                                     6060

2020²                                 7                                                     4102

2021³                                 7                                                     1097

2024                                 7                                                     7172


1 Reestruturação Administrativa (retorno dos professores a Secretaria de origem).

2 Pandemia

3 Pandemia

4 Os dados informados foram contabilizados até o mês de maio de 2022.

Os dados são exclusivos do município de Praia Grande, logo inviabiliza comparativos de ranking estadual. São unidades complexas que incorporam vários segmentos, mas que atendem anualmente mais de cinco mil pessoas.


Resultados qualitativos

Percebe-se a melhora na autoestima, sobretudo entre as mulheres provedoras de sua família, melhora na qualificação profissional e criação de mecanismos que permitam a evolução socioeconômica. Outro ponto forte é a ampliação dos vínculos familiares (resgate do ambiente familiar). Ainda, o empreendedorismo fica fortalecido com munícipes que se reconhecem como cidadão.


Parâmetros contemplados

Esta iniciativa se relaciona à questão social de direitos e inclusão, ajudando à população a estar em dia com suas documentações.


Fontes de Referência

PRAIA GRANDE, Prefeitura Municipal de. Carta de Serviços.

Disponível em:

https://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicosAcesso em: 03 jun. 2022.


Contato

Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande

+55 (13) 3496-2000

Secretaria de Assistência Social (SEAS)

seas@praiagrande.sp.gov.br