6º Fórum de Transportadores Escolares reúne mais de 200 pessoas e representantes de 32 cidades
Evento foi realizado no sábado (26)
Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 29/04/2025
Praia Grande sediou, no último sábado (26), o 6º Fórum Paulista de Transportadores Escolares. O evento reuniu mais de 200 pessoas, representando 32 municípios do estado. A organização foi da Associação União dos Transportadores Escolares de Praia Grande (UNIESC) com apoio institucional da Prefeitura. Estiveram presentes diversas autoridades: secretário de Transportes, Leandro Avelino; secretário de Trânsito, Marcelino Santos Gomes; assessor de Gabinete Casa Civil do Governo do Estado de SP, Ricardo Molina; supervisora da matriz-sede do Detran-SP, Sheila de Oliveira Ferreira; representante da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), Carlos Eduardo; presidente da UNIESC, Waneska Devecchi; entre outros.
Os principais assuntos discutidos nessa edição foram a validade das autorizações emitidas pelo DETRAN-SP através do sistema SEI; transporte escolar clandestino nos municípios e o que o Governo do Estado junto com as Prefeituras poderia fazer em conjunto para coibir a prática; unificação dos órgãos EMTU e ARTESP; estudo junto à Secretaria da Fazenda do Estado para isenção de ICMS para aquisição na troca da frota.
Segundo a presidente da UNIESC, Waneska Devecchi, as edições anteriores do fórum também já mostraram resultados positivos para a categoria. Por exemplo, a edição de 2023 proporcionou a conquista da normativa 11, determinando que as vistorias semestrais não seriam mais nas sedes das CIRETRAN's, passando a ser feitas nas empresas cadastradas junto ao INMETRO/DETRAN-SP.
Ela também destacou a importância do evento para a categoria, enfatizando a troca de experiências entre lideranças municipais e a integração das esferas municipal, estadual e federal. “É um momento ímpar para a categoria. Após a pandemia, os profissionais do transporte escolar vêm buscando cada vez mais o conhecimento e as atualizações necessárias para garantir um serviço de qualidade e segurança para nossos estudantes. O fórum proporcionou debates relevantes sobre legislação, segurança no transporte e os desafios enfrentados pelos profissionais, reforçando o compromisso da UNIESC com o fortalecimento e valorização do setor”.
“O evento foi um sucesso, com debates pertinentes para a categoria e representantes de diversos órgãos que podem auxiliar os transportadores escolares nas suas demandas. Além disso, foi importante para que os participantes pudessem trocar experiências do dia a dia, vivências de cada cidade e mostrar por meio das demandas apresentadas como o Poder Público pode aprimorar os serviços prestados”, comentou o secretário de Transportes, Leandro Avelino.