Adolescentes do projeto Voz da Juventude recebem certificado de participação
Jovens da rede pública desenvolveram a primeira edição do jornal
Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 10/12/2024

Jovens engajados e com muita sede de aprender. Um grupo de estudantes da rede pública de ensino de Praia Grande está participando do projeto Voz da Juventude! Um jornal feito 'por jovens e para os jovens' já tem sua 1ª edição publicada com textos, fotos e diagramação totalmente produzido por eles. E como forma de reconhecer o empenho e dedicação nesse trabalho, foram entregues certificados de participação para os jovens.
O projeto, realizado pela primeira vez em 2013, teve sua retomada empolgante neste ano através de uma parceria entre o Conselho Municipal de Juventude (Conjuve) e as subsecretarias de Comunicação Social (Subcom), de Assuntos da Juventude (Subjuve) e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Os jovens estudantes, com idade entre 14 e 17 anos, desenvolveram a primeira edição com matérias sobre a 8ª Feira do Estudante de Praia Grande, realizada no mês de agosto. Durante o evento, eles foram a campo fazer entrevistas, tirar fotos e produzir conteúdo para a rede social. Eles viveram na prática o que é ser um jornalista de verdade!
Todo o trabalho realizado por eles conta com a orientação e supervisão dos profissionais da equipe Subcom. E para dar embasamento e prepará-los para essa tarefa tão importante, eles participaram de um workshop com os profissionais, onde aprenderam os princípios do jornalismo, fotojornalismo, design e redes sociais.
A Maria Rita Aquino Rodrigues, de 14 anos, descobriu uma vocação por meio do projeto. “Para mim está sendo uma experiência única e inspiradora. Nunca pensei no jornalismo como carreira, mas depois do Voz da Juventude é algo que venho analisando. É maravilhosa a sensação de ser ‘porta-voz’ dos meus colegas e da maioria dos jovens. E melhor ainda saber que esse é o início de um projeto que vai envolver e inspirar toda uma geração e as seguintes também”, disse Maria.
Para o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Isaac Santos, o retorno do projeto é uma excelente oportunidade de aprendizado para os adolescentes. “Essa é uma iniciativa muito importante para os jovens da nossa Cidade. Pudemos ver o empenho e a dedicação deles com o projeto e muitos já estão até pensando em seguir na carreira daqui a alguns anos”, disse Santos.
E vem mais uma edição por aí – A 2ª edição do jornal já está praticamente finalizada e será lançada em breve nas redes sociais do Conjuve: @conjuvepg.