Agosto Lilás: Palestra orienta estudantes sobre Lei Maria da Penha
Encontro ocorreu na EM Elza Oliveira de Carvalho, no Bairro Glória
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 14/08/2025
Estudantes da Escola Municipal Elza Oliveira de Carvalho, no Bairro Glória, participaram de uma palestra com o Grupamento Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, na quinta-feira (14). O encontro fez parte das ações para o Agosto Lilás, promovido pela Secretaria de Diversidade e Inclusão de Praia Grande (Sedi). Durante o encontro, os adolescentes conheceram mais sobre a Lei e foram orientados sobre o que fazer quando se depararem com uma situação de violência contra a mulher.
A estudante Kesya Cristine de Souza Brasil, de 16 anos, estudante do 9º ano da escola disse que já ouviu falar da Lei, sabe que é alguma coisa de violência contra mulher, porém nunca tinha tratado sobre os detalhes. “Eu acho importante saber sobre isso, acho que as pessoas precisam aprender mais para denunciar esse tipo de violência”.
O estudante Alisson de Almeida Souza, de 16 anos, apesar da pouca idade, sabe que não pode agredir mulher, nem verbalmente. Porém, detalhes da Lei só foi aprender durante a conversa com a GCM. “É bom ouvir um pouco mais. Às vezes tem gente que passa por isso e não conhece bem a Lei”.
A guarda Ana Caroline Souza Girotto Silva foi a palestrante que conversou com os jovens sobre a Lei Maria da Penha. “Pude apresentar os tipos de violência, as medidas protetivas e o trabalho do grupamento, que é fundamental. É importante pois vão levar isso para vida. Hoje são jovens, porém pode acontecer uma situação de violência com essas mulheres no futuro”.
Iniciativa – A Sedi escolheu conversar com os jovens para que eles recebam instruções e as multiplique nos ambientes que frequentam. Outras palestras estão programadas para a próxima semana, em escolas da rede Municipal. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão orientações. “Essas ações, na verdade, devem acontecer durante todo o ano. Estou muito feliz por conseguir essas parcerias com outras secretarias e levar estas informações para nossos jovens e também para os adultos. Estamos chegando a lugares onde as pessoas precisam ter mais informações, foi para isso que o prefeito Alberto Mourão, criou a secretaria”, explicou a responsável pela Sedi, Vera Benício.
Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Educação (Seduc) e a presidente da Ong DCM (Defesa e Cidadania da Mulher), Ana Silvia Passberg de Amorim.