Alunos do Cafe Sérgio Mainente recebem aula diferenciada de técnicas de graffiti

Aulas foram proporcionadas pela ONG Tribus, por meio do Projeto Grafitabilidade

Por: LUCIANO AGEMIRO | 17/10/2024

Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande

Nesta quinta-feira (17), o Cafe Sérgio Mainente, localizado no Bairro Esmeralda, recebeu uma aula fora do comum. O dia dos alunos contou com uma atividade que ensinava técnicas de graffiti, proporcionada pela Companhia Tribus, uma ONG que deu a oportunidade de os alunos praticarem o aprendizado em objetos como camisetas e capinhas de celular, além das garrafas que levaram para casa.

 

Ao todo, a Companhia atendeu três turmas do período da manhã e três do período da tarde. No começo da prática, os alunos receberam uma explicação sobre o meio ambiente, e a conscientização do graffiti como uma arte diferente da pichação, considerada crime. Após isso, o processo foi dividido em etapas, desde a utilização de sprays até a pintura dos objetos sobre moldes com diferentes cores de tinta.

 

O diretor da Companhia Gustavo Souza Rolim ressaltou a importância de reforçar a reciclagem dos objetos para praticar a arte, podendo assim, dar um novo significado ao que seria descartado. “O mais importante é conscientizar as crianças de que o graffiti é uma arte e tudo pode ser muito melhor aproveitado quando a gente usa esses materiais”.

 

Rolim também explicou que o projeto realizado no Cafe se chama Grafitabilidade e foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo, de incentivo à Cultura. Além disso, o diretor contou que essa não foi a primeira vez da ONG na Cidade. “Já fizemos um projeto de dança no Bairro Cidade da Criança. Em breve teremos um projeto de circo no Forte com aulas no calçadão”.

 

Para o aluno Kauan Ramos dos Santos, de 10 anos, a aula de graffiti foi algo novo. Ele nunca havia praticado esse tipo de arte antes, porém conta ter achado muito legal tudo o que realizou durante a aula. “Eu gostei muito. Aprendi que coisas jogadas no lixo podem ser recicladas”.

 

A diretora do Cafe, Mária Cleusa Mesquita, explicou sobre como a unidade levou esse projeto para os alunos e ofereceu algo diferente do cotidiano do local. “A Companhia Tribus viaja mundo afora fazendo um trabalho maravilhoso. Eles me ligaram e combinamos de trazer essa experiência à unidade. Achei ótimo e tudo mundo gostou”.

 

Essa foi a primeira vez que a Companhia Tribus foi ao Cafe Sérgio Mainente. A ONG continuará realizando atividades na Cidade durante a semana e fará no próximo domingo (20), um projeto aberto ao público no Parque Linear do Bairro Samambaia, com o nome de Muralismo Urbano. Outras informações podem ser obtidas por meio do perfil da ONG no Instagram (@ciatribus).