Alunos do Colégio Universo e moradores de PG doam mais de 30 kg de tampinhas ao Fundo Social
Destaque para o estudante Miguel Braga, de 11 anos, que realizou sua 9ª doação ao Fundo
Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 10/07/2025
Mais de trinta quilos de tampinhas de garrafas pet de uma única vez! Essa foi a quantidade doada ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande por alunos do Colégio Universo e por moradores da Cidade. O material será destinado para a aquisição de novas cadeiras de rodas que ficarão à disposição da população.
Destaque para a doação realizada por alunos do Colégio, que, juntos, entregaram 26 kg ao Fundo Social. Foi o que disse o professor de gestão de negócios e empreendedorismo da escola, Luis Felipe. “Essa arrecadação é resultado de um projeto social que desenvolvemos dentro da escola, chamado Unitampas, onde os alunos têm como objetivo fazer a junção dessas tampinhas para poder trazer ao Fundo Social”.
Entre os alunos presentes na entrega estava um rostinho já conhecido: o de Miguel Braga, de 11 anos. Doador assíduo da campanha de arrecadação de lacres e tampinhas, o pequeno estudante mostra, novamente, que é um verdadeiro amigo do meio ambiente: essa é a 9ª vez que ele colabora com a ação. “Dessa vez, pude vir acompanhado dos meus amigos da escola, após incentivá-los a aderirem à campanha também. Desde então, começamos a arrecadação que resultou em toda essa quantidade que trouxemos. Fico muito feliz por isso”, comemorou.
Quem também contribuiu com a campanha do Fundo Social foi a moradora Josilene Bezerra, que entregou mais 5 kg de tampinhas, aproximadamente. “Sou funcionária do Ecoponto Tupi e, desde janeiro deste ano, começamos a juntar os materiais por lá, em conjunto com os moradores do entorno. Iniciativa que deu certo e, agora, tive a oportunidade de vir fazer a entrega do que arrecadamos”, ressaltou.
A presidente do Fundo Social, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Dona Maruca, agradeceu pelas colaborações. “Só temos que agradecer por essas iniciativas. Como todos sabem, essas tampinhas são trocadas por cadeiras de rodas que, posteriormente, são doadas para as pessoas do nosso Município que precisam. O sucesso do projeto não é nosso, é de todos que nos ajudam com essas entregas. E são ações como essa que inspiram. Lembro da primeira vez que o Miguel veio fazer uma doação, por exemplo, em que vários outros pais me ligaram falando que seus filhos queriam fazer o mesmo”.
Amigo do meio ambiente – As doações de Miguel começaram em outubro de 2021, quando o menino entregou 44 garrafões cheios de tampinhas de garrafas pet. Em 29 de março de 2022 foram mais 50; bem como em 27 de junho do mesmo ano, quando foram mais 40. Em 21 de março de 2023, outros 70; mais 80 em 15 de agosto e 102 em 13 de dezembro. Em 2024 o ritmo continuou, com 140 galões doados em 10 de abril e 160 em 6 de junho, totalizando 686 garrafões/pacotes repletos do material até então. Somados com a entrega feita agora, em junho de 2025, o resultado fica ainda maior e já beira os 700.
Campanha – O que muita gente joga no lixo serve como matéria prima para o Fundo Social de Praia Grande. Tampinhas de garrafas pet e lacres de latinhas de bebidas, como refrigerante e cerveja, são trocados por cadeiras de rodas que ficam à disposição da população. Toda semana, o Fundo Social recebe cerca de 10 pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram algum acidente ou que foram acometidas por algum problema de saúde. Quem quiser pode ajudar e doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é o (13) 3496-5001.