Amanda dos Santos conquista 1º lugar no Troféu Prêmio Professor
Docente realizou projeto que aliou inteligência artificial a produção textual
Por: DANIEL ELIAS | 14/11/2024
Transformar a sala de aula em um espaço de inovação, descoberta e criatividade. Esse foi o propósito do projeto “Jornal Maluquinho – Uma Jornada Criativa e Tecnológica na Educação”, realizado pela professora Amanda Miranda dos Santos. A docente desenvolveu a prática pedagógica na EM Arquiteto Oscar Niemeyer, situada no Bairro Princesa. Como reconhecimento, a servidora conquistou o primeiro lugar no Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso 2024.
O evento que marcou a condecoração de Amanda dos Santos ocorreu nesta quarta-feira (13), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. A solenidade premiou os dez primeiros colocados da edição deste ano do Troféu Prêmio Professor. A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, ficou responsável em fazer a entrega do troféu a vencedora deste ano.
A proposta pedagógica colocada em prática pela docente vencedora teve a finalidade de demonstrar o potencial da inteligência artificial (IA) como ferramenta de ensino. Desenvolvida com turma do 2º ano do Ensino Fundamental, a iniciativa buscou promover um aprendizado mais engajador e significativo. Para isso, Amanda dos Santos integrou a tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem.
Em sala de aula, a professora realizou o projeto com objetivo de estimular a criatividade dos alunos na hora da produção textual. Para isso, usou a inteligência artificial como ferramenta para que as crianças criassem imagens que se tornassem notícias malucas. Para produzir o jornal, a docente utilizou o Canva para a confecção das fotos e montagem do periódico. “Os estudantes ficaram encantados em perceber que algo que até então estava no imaginário ganhou forma”, destacou Amanda dos Santos.
“Outro ponto relevante no projeto é que consegui mostrar de forma prática que a inteligência artificial pode ser sim uma ferramenta de ensino”, continuou a professora vencedora. “Muitos falavam que as pessoas deixariam de criar ou de pensar por conta dessa nova tecnologia. Um exemplo, para criar as imagens para fazer a ‘notícia maluca’ os alunos tiveram de escrever com detalhes o que eles queriam que a IA reproduzisse. Isso já foi um estímulo na elaboração de um texto mais criativo”.
Para a docente, conquistar o primeiro lugar na edição deste ano do Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso serve de estímulo para continuar a desenvolver novas ações e fazer a diferença em sala de aula. “É uma honra receber esse prêmio, pois se trata de um reconhecimento por parte da equipe gestora da escola, da própria Seduc também ao trabalho realizado. E com certeza nos motiva a buscar novas práticas pedagógicas para participar mais vezes do Prêmio Professor”.
Reconhecimento – Responsável pela realização do Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso, o diretor da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, José Amaro de Mendonça Junior, destacou a importância do evento. “O Prêmio Professor nos permite perceber que, a cada ano, os docentes que atuam na rede estão com um repertório mais vasto. Desenvolvem projetos que saem do censo comum e fazem a diferença com a variedade e complexidade das práticas pedagógicas compartilhadas. Assim, novamente, reforçamos a qualidade do ensino ofertado em nossa Cidade”.
Além de parabenizar a todos os professores envolvidos, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, aproveitou para compartilhar com os docentes algo especial. A titular da pasta aproveitou o momento para dividir com eles o troféu vencido no dia anterior. Praia Grande foi vencedora da categoria Incentivo à Leitura no Prêmio Governador do Estado para as Artes 2024, com o projeto Página a Página.
“Pensamos no Página a Página como mais uma ferramenta para diminuir a defasagem de aprendizado causada pelos quase dois anos de aulas remotas devido a pandemia. Tratou-se de uma ação da Secretaria para auxiliar os professores em sala de aula”, lembrou Cida Cubilia. “E mais uma vez vocês foram além ao produzirem trabalhos fantásticos embasados nas obras literárias distribuídas dentro de maletas aos mais de 47 mil alunos. Então, esse prêmio que ganhamos, tem a participação direta de cada um aqui. Que se envolveu e fez com que a proposta da Seduc desse fruto”.
Confira abaixo a lista com os dez primeiros colocados que tiveram os trabalhos transformados em artigo e garantiram a promoção no Plano de Carreira do Magistério:
1º. Colocado – Amanda Miranda dos Santos
EM Arquiteto Oscar Niemeyer
Projeto – “Jornal Maluquinho – Uma Jornada Criativa e Tecnológica na Educação”
2º. Colocado – Adriane da Silva Martins
EM Carlos Roberto Dias
Projeto – “Dioneia e a Abelha”
3º. Colocado – Karina dos Santos Chaves
EM Pablo Trevisan Perutich
Projeto – “AlfaPablo”
4º. Colocado – Patrícia dos Santos Silva
EM Albert Einstein
Projeto – “Gincana de Geografia – 7º anos”
5º. Colocado – Marcel Messias Gonçalves
EM José Júlio Martins Baptista
Projeto – “Feminicídio: Conhecer para Evitar”
6º. Colocado – Wanderlei Aparecido Grenchi
EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão
Projeto – “Trabalho Interdisciplinar de Conclusão de Curso (TICC) – 9º Ano”
7º. Colocado – Gilberto Correa Palácio Moyano
EM Thereza Magri
Projeto – “Atividades Com Jogos Sensoriais: Oferecer aos Alunos Experiências que Estimulem os Sentidos Além da Visão”
8º. Colocado – Jeferson Nascimento da Silva
EM Carlos Roberto Dias
Projeto – Literação: A Leitura em Ação – Desdobramentos do Página a Página”
9º. Colocado – Rafaela de Ponte Costa
EM República de Portugal
Projeto – “Pequenos Protagonistas: Transformando Histórias em Aprendizado”
10º. Colocado – Isis Cristina Fonseca da Costa
EM Roberto Mário Santini
Projeto – “Notas de Transformação: Como a Música Transformou o Clima Escolar e Conectou Alunos”.