Aula sobre ‘smart cities’ é transmitida do Cicoe para universidade na Alemanha

Objetivo foi mostrar o impacto da tecnologia na gestão urbana

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS | 11/02/2025

Fotos: Jairo Marques

O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) é referência quando o assunto é tecnologia e, por este motivo, foi escolhido pela Universidade Católica de Santos (Unisantos) para ser o ‘case’ de uma aula remota para alunos do MBA em Gestão Empresarial Internacional da Steinbeis University, na Alemanha. A transmissão aconteceu nesta terça-feira (11) e foi acompanhada por 33 alunos do curso.


A tecnologia empregada no Cicoe foi o que chamou a atenção do coordenador do programa, o professor Cesar Brago, para ser apresentada ao grupo de jovens alemães. “Eu já conhecia o Cicoe de uma visita que fiz há alguns anos e foi uma experiência muito rica. Então, para este módulo sobre ‘smart cities’ (cidades inteligentes) considerei que seria um exemplo perfeito”.


Durante a aula, que durou cerca de uma hora, os diversos recursos disponíveis no Cicoe foram apresentados pelo inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos. O vídeo analítico, que filtra as imagens de acordo com as demandas, o reconhecimento facial e o reconhecimento óptico de caracteres são os principais destaques e foram esmiuçados para os alunos.


Em seguida, foram apresentadas algumas ocorrências reais com desfechos exitosos, mostrando como o sistema funciona na prática e o quanto auxilia as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar durante os patrulhamentos pela Cidade, além da Polícia Civil em investigações criminais.


Os alunos também puderam tirar algumas dúvidas, entre elas algumas questões relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), redução de índices criminais e impactos do sistema em outras áreas de atuação, como trânsito e mobilidade urbana. “São profissionais de grandes empresas que estão no curso, mas alguns ainda têm uma ideia de que o Brasil esteja atrasado neste aspecto. E o Cicoe é um exemplo de evolução em tecnologia, em análise de informações e de aplicabilidade dos recursos”.


Referência - Atualmente, Praia Grande conta com mais de 3.400 câmeras de monitoramento instaladas em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.


Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.