Capacitação sobre asfixia perinatal qualifica profissionais do Hospital Irmã Dulce

Encontro fortalece ações de combate à mortalidade infantil em Praia Grande

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 19/09/2025

Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande

O Hospital Municipal Irmã Dulce recebeu na quarta-feira (17) uma capacitação fundamental para combater a mortalidade infantil. Com o tema “Prevenção e Manejo da Asfixia Perinatal”, o encontro procurou conscientizar os profissionais de saúde quanto a importância do assunto. Isso porque a asfixia perinatal, condição grave decorrente da falta de oxigenação ao recém-nascido em momentos próximos nascimento, é a terceira maior causa de morte de bebês no mundo, além de poder deixar sequelas neurológicas irreversíveis.

 

A ação faz parte do Setembro Verde Esperança, uma campanha nacional de conscientização sobre a asfixia perinatal. A marca da campanha é #eurespiroavida, pois se o bebê não respirar ao nascimento os profissionais de saúde devem estar preparados para ajudá-lo a respirar através de manobras recomendadas e treinadas pelas equipes. A iniciativa é idealizada pelo Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros (PSBF na sigla em inglês), em parceria com diversas instituições do Brasil e no mundo.

 

“Essa campanha visa a conscientização dos profissionais de saúde, população, pais e órgãos governamentais sobre a meta de zerarmos a asfixia por causas evitáveis que incluem ações no pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto, fornecendo o tratamento de excelência para aqueles pacientes de causas que não são evitáveis que é a hipotermia terapêutica aos bebês elegíveis”, explica a pediatra e neonatologista do CHID, Marilene Kiskissian Martins, responsável pela organização da capacitação.

 

Conduziram as palestras pediatras e neonatologistas renomados a nível nacional, como o diretor científico da PSBF Maurício Magalhães, o co-fundador e vice-presidente da PBSF Alexandre Netto e o gerente médico de projetos da PBSF Nicolas Rodrigues. A atividade foi promovida pela PSBF, em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense e a Biogesp (Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais), responsável pela gestão compartilhada do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID).

 

Referência – Praia Grande é pioneira no cuidado com os recém-nascidos. A Maternidade do Hospital Municipal irmã Dulce possui desde 2023 um aparelho de monitorização neurológica de bebês prematuros. O moderno equipamento monitora 24 horas os bebês com risco. Também há o acompanhamento em tempo real por uma central de vigilância e inteligência, em São Paulo, que informa a equipe da Maternidade caso haja qualquer alteração no quadro neurológico da criança.

 

Esse trabalho permite uma maior amplitude na avaliação e diagnóstico dos pacientes internados na UTI Neonatal. Essa ação ocorre em parceria com o Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros e é fundamental no combate à mortalidade infantil.

 

Setembro Verde Esperança – A Campanha “Setembro Verde Esperança” é idealizada pelo Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros, em parceria com diversas instituições do Brasil e do mundo. O objetivo é conscientizar a população de que com tratamento adequado é possível minimizar o profundo impacto socioeconômico desta doença no país.

 

A asfixia perinatal é condição grave decorrente da falta de oxigenação ao recém-nascido em momentos próximos nascimento. Representa a terceira principal causa de morte (23%) neonatal no mundo inteiro. É também a principal causa de lesão neurológica permanente em bebês nascidos a termo, em que grande parte pode ter o seu futuro comprometido por diversas sequelas neurológicas como paralisia cerebral, deficiência cognitiva, cegueira ou surdez. Por isso, o Instituto desenvolve diversas ações para levar a mensagem sobre a importância do assunto.