Carreta da Mamografia agiliza atendimento das mulheres em Praia Grande

Equipamento ficará no estacionamento do Cemas, no Bairro Aviação, até o dia 16

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 05/08/2025

Fotos: Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande


 

Tudo começou com um pequeno caroço desconfortável na mama esquerda. Esse incômodo cresceu e levou a recepcionista Edilene Couto, 44 anos, a procurar atendimento médico. Após consultas e exames, foi detectado um nódulo no local. E para dar continuidade no acompanhamento de sua saúde, Edilene foi uma das 50 mulheres que realizou gratuitamente a mamografia nesta terça-feira (5), primeiro dia da Carreta da Mamografia em Praia Grande. O serviço, que está localizado no o estacionamento do Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), no Bairro Aviação, continuará até o dia 16 de agosto e prevê a oferta de 500 exames para a população.

 

Com a mamografia em mãos, Edilene poderá retornar à mastologista do Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher, no Bairro Caiçara, para nova avaliação e o encaminhamento para a provável retirada do nódulo. “Graças a Deus na biópsia foi detectado que o nódulo é benigno, mas, como ele cresceu um pouquinho, a mastologista recomendou que fosse feita essa mamografia e depois para que ele seja retirado, prevenindo qualquer problema futuro”, conta.

 

Edilene foi avisada da Carreta da Mamografia pela sua Unidade de Saúde da Família (Usafa), agilizando a realização do exame. “Ainda bem que tinha a carreta disponível, pois eu ia ficar na lista de espera, mas a Usafa me avisou da carreta e daí eu vim para fazer o exame. A Usafa avisa sempre sobre nossos agendamentos, a gente fica bem a par de tudo. A comunicação pelo whatsapp pelo postinho ficou muito boa, tudo está mais fácil”, elogia.

 

Com experiência na área da saúde, pois trabalha em um hospital em Santos, Edilene sabe da necessidade da prevenção. “É muito importante que todas as mulheres procurem acompanhamento médico. Tenho amigas que com a prevenção, graças a Deus, estão curadas. E hoje as pessoas estão se conscientizando mais, há mais informação. Trabalho em um hospital e vejo muito o que acontece, muitos casos tanto em mulher mais jovem quanto mais velha, então, é preciso se cuidar sempre”, enfatiza.

 

Atendimento – A Carreta da Mamografia permanecerá no Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313 – Aviação) até o dia 16 de agosto. Serão distribuídas 50 senhas por dia de segunda a sexta-feira, com atendimento das 8h às 17h. Aos sábados serão oferecidas 25 senhas, e o atendimento será das 8h às 12h. Os exames serão feitos no mesmo dia por demanda espontânea e ordem de chegada. Não é necessário jejum, porém, é recomendado não usar desodorante, talco, creme ou loção nas mamas e axilas no dia do exame, pois esses produtos podem interferir na interpretação das imagens.

 

O foco da iniciativa é a realização do rastreio da mama das mulheres entre 50 e 69 anos. Esse público deverá ir até a carreta apenas com RG e Cartão SUS para fazer o exame. Já as pacientes entre 35 e 49 anos e mulheres acima de 70 anos também poderão fazer o exame, no entanto, deverão apresentar também o pedido médico, além do RG e Cartão SUS. As mulheres que estão aguardando a mamografia pelo sistema do Município também poderão participar, seguindo as mesmas orientações de documentação anteriormente indicadas.

 

As imagens do exame são impressas e entregues às pacientes no ato do exame. Já o laudo é disponibilizado em até 48 horas e pode ser acessado pela própria paciente pela internet. No momento do atendimento, é entregue um protocolo com login e senha para acessar ao laudo online.

 

Parceria – A Carreta da Mamografia faz parte do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, e acontece em parceria com a Prefeitura de Praia Grande. “Desde fevereiro estivemos fazendo tratativas com o Governo do Estado de São Paulo para trazer a carreta para o nosso município. E graças a Deus fomos agraciados esse ano com essa possibilidade, oportunizando para essas mulheres esse exame que é muito importante para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, destaca o secretário de Saúde do Município, Isaías Lima.

 

Rede – Em Praia Grande há uma rede de serviços que oferecem o acompanhamento de saúde para as mulheres. Além das 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas), que cobrem 100% do território e fazem o cuidado integral em todas as fases da vida das mulheres, o Município possui o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher, no Bairro Caiçara.

 

Um dos serviços de referência do Ceas Mulher é relacionado à mama e ao colo de útero. As pacientes com preventivo, mamografia ou ultrassom alterados que necessitam de um acompanhamento específico do especialista são encaminhadas pelas Usafas a esse serviço. O Ceas Mulher possui ginecologistas e mastologistas para avaliar os exames, solicitar outros e fazer os encaminhamentos necessários, seja na rede municipal ou para atendimento de maior complexidade junto ao Estado, responsável pelo serviço oncológico.