Cerimônia de troca de faixa no caratê do PIC Melvi conta com presença de pais dos alunos

Local fornece aulas gratuitas da arte marcial e tem impactado positivamente os alunos

Por: Da Redação MTB: | 26/06/2024

Fotos Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Colaboração: Bruno Rezende

 

Na terça-feira (25), a unidade Melvi do Programa de Integração e Cidadania (PIC), onde ocorrem as aulas de caratê, contou com a presença de familiares dos alunos para prestigiar a cerimônia da troca de faixas e entrega dos certificados. Mais de 120 atletas receberam novas graduações. O evento ainda contou com a participação de alunos que já conquistaram a faixa preta e auxiliaram o professor a realizar a entrega e a apresentar os movimentos da arte marcial.

 

Durante a cerimônia da troca de faixa são avaliados os conhecimentos técnicos de cada aluno, o que aprenderam sobre a modalidade e até mesmo uma prova oral para testar os atletas. Também são verificados os rendimentos escolares dos alunos. Só quem tem nota boa pode continuar participando das aulas. No total, são sete graduações para sair da faixa branca e chegar até a preta, passando pelas cores amarela, vermelha, laranja, verde, roxa e marrom.

 

A diretora do PIC, Edna França de Siqueira, informou que as aulas já acontecem há mais de 18 anos no local e que se sente realizada em fazer parte de um projeto como esse, podendo proporcionar às pessoas a oportunidade de praticar o caratê. Edna conta que são os próprios alunos quem espalham essa arte marcial adiante, contando sobre ela nas escolas e lugares que frequentam, atraindo o interesse de mais pessoas para participarem das aulas. “ Não tem preço, é uma realização que a gente vê a cada troca de faixa, para toda a equipe”, diz Edna sobre o projeto.

 

Já o professor da modalidade, Alexandre Daniel Spacassassi, responsável por passar o conhecimento adiante, dá aula no PIC há mais de 14 anos. Segundo ele, a principal qualidade desenvolvida com as aulas é a disciplina. “Além de ocupar o tempo ocioso aproveitam para aprender novas técnicas. Ao invés de ficar nas redes sociais, videogame, ou nas ruas, eles têm uma atividade para ocupar a rotina”.

 

Além disso, ao conversar com os responsáveis dos alunos, Spacassassi diz receber relatos positivos de melhoras de comportamento. “É nítido, e quando não é tão clara, o retorno dos pais acaba nos dando um incentivo para continuarmos no caminho”.

 

Para Raquel Francisca da Silva, mãe de Lorran, de 13 anos, que é aluno no caratê do PIC Melvi, frequentar as aulas foi de extrema importância para a evolução do garoto. “Ele aprende como lidar com as situações por meio de uma coisa que ele ama fazer, e quando fala de caratê ele fica deslumbrado”.

 

Uma história que chama a atenção é a de Karina Santana Santos, de 38 anos, e Enzo Machado Santana Santos, de 8, que são mãe e filho e vão às aulas juntos. Ambos conquistaram a faixa verde. Karina conta que não pretendia praticar caratê, mas como havia inscrito o filho para praticar a atividade, decidiu entrar e aproveitar o tempo para aprender junto dele. Agora, ambos têm o mesmo objetivo: chegar na faixa preta e conseguir colocar em prática tudo o que aprenderam nesse tempo de aulas.

 

“Eu trouxe o Enzo aqui porque a gente sabe que quando as crianças não têm muitas opções de coisas para fazerem, vão mexer no celular ou às vezes se deparar com situações que não farão bem para elas. Então decidi trazê-lo ao caratê. Para não ficar só esperando a aula, eu decidi fazer junto, e agora estamos no caminho certo e falta pouco para o nosso objetivo”, complementa.

 

As aulas disponibilizadas pelo PIC Melvi, atualmente, estão com inscrições para novos alunos a partir de julho. Vale ressaltar que as aulas de caratê acontecem de terça e sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. O PIC está localizado na Rua Av. Profa. Heleny Rosa, 114, no Jardim Melvi. O telefone para contato e mais informações é (13) 3496-5064.

 

Outras unidades do Programa também disponibilizam a atividade. Para mais informações basta ligar 3496-5001.