Curso gratuito de fabricação de panetones e doces natalinos faz sucesso e agita o Qualifica PG
Capacitação teve como objetivo qualificar a população para as demandas de fim de ano
Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 27/11/2025
Com a chegada das festas de fim de ano, em especial do Natal, a demanda por panetones e doces natalinos cresce bastante – aumentando também as opções para quem busca novos conhecimentos ou fontes de renda. Ciente disso, o Qualifica PG, o programa de capacitações profissionais da Prefeitura de Praia Grande e da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), preparou uma qualificação específica para esse fim.
Promovido em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o curso, ministrado de forma totalmente gratuita, teve como objetivo desenvolver competências relativas ao preparo desses quitutes – em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, saúde, segurança e higiene.
Quem contou mais sobre essa experiência foi a aluna Camila Galdino, que, aos 36 anos, fez sua primeira capacitação na área e adorou o que viu. “Sinceramente, superou todas as minhas expectativas. Fiquei muito contente com o que aprendi e com as inúmeras possibilidades que esse conhecimento me traz, inclusive de empreendedorismo. Esse já era um projeto que eu vinha avaliando e agora, com tudo que vi, é algo que ganha ainda mais força para mim”, disse.
Outra estreante na modalidade e no Qualifica PG foi Heloísa Silva, de 30 anos. Para ela, a realização do curso de fabricação de panetones e doces natalinos trouxe um ingrediente a mais: a conquista de uma nova vaga de trabalho. “Coincidentemente, consegui um novo emprego pouco depois que comecei as aulas, que era algo que eu já vinha buscando. Agora, estou trabalhando em uma padaria e já colocando em prática o que aprendi. Ou seja, foi uma experiência que só me trouxe benefícios. Tanto é que pretendo fazer novas especializações assim que possível, como a capacitação em panificação”, completou.
Aulas – Todas as aulas práticas foram realizadas na Cozinha Experimental do Fundo Social de Solidariedade, localizada na Secretaria de Assistência Social da Cidade (Seas) – na Rua Emancipador Paulo Fefin, n° 775, Bairro Boqueirão. Mais informações, no entanto, podem ser obtidas diretamente junto à Seai, a gestora do programa: pelo telefone (13) 3496-5402, pelo e-mail seai1801@praiagrande.sp.gov.br ou pessoalmente na Seai, que agora está em novo endereço (na Av. Ayrton Senna da Silva, nº 1.511, no Bairro Xixová – ao lado do Poupatempo, dentro do Litoral Plaza Shopping). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
