Guarda Ambiental de PG promove treinamento com drones para corporação de Laranjal Paulista
Atividade aconteceu no Portinho, durante toda a semana
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 27/11/2025
A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra o Setor Ambiental (Sepam) da Guarda Civil Municipal, realizou nesta semana um treinamento para operação com drones a integrantes da Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista. O encerramento ocorre nesta sexta-feira (28) com a entrega dos certificados aos participantes.
O curso foi ministrado pelo GCM Edimar, responsável pelo serviço de geoprocessamento do Setor de Proteção Ambiental, que explicou que o conteúdo aborda conceitos sobre técnicas de pilotagem, legislação e segurança operacional. “O objetivo é proporcionar condições para que os pilotos e observadores consigam realizar operações aéreas, com atenção aos dispositivos legais, buscando maior segurança e menor risco”.
De acordo com o Inspetor-chefe Fábio Barbatano Marques, o Setor de Proteção Ambiental promove o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas colaborando com o desenvolvimento sustentável. “O monitoramento com drones na área de segurança reduz custo e aperfeiçoa o planejamento das operações, sendo uma ferramenta suplementar aos demais recursos tecnológicos da GCM”.
No grupo de seis guardas da cidade do interior do Estado, estava o subcomandante da corporação, Evando José da Silva, que destacou como o treinamento poderá ser utilizado na prática. “O curso possibilitará o emprego do drone no patrulhamento ambiental e rural, abrangendo ainda questões de segurança pública e trânsito, vigilância epidemiológica e demais serviços”.
Em julho deste ano, uma comitiva de Laranjal Paulista esteve em Praia Grande para conhecer mais os recursos disponíveis na área de segurança pública, incluindo a estrutura da GCM. Na ocasião, a vice-prefeita, Claudia Martins; o secretário de Segurança, Anderson Martins; e integrantes da GCM foram recebidos pelo prefeito Alberto Mourão.
A Guarda Ambiental de Praia Grande já treinou equipes de outras empresas, como a Concessionária Novo Litoral (CNL), Aiuká - Consultoria Ambiental, Instituto Biopesca e outras Guardas Municipais, como a de Cubatão. É importante destacar que a corporação praia-grandense já atua com drones desde 2018.
