Embarcações e aeronave foram destaque durante Desfile Cívico-Militar de PG

Evento aconteceu na última quarta-feira (3), no Boqueirão

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 05/09/2025

 

O desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, realizado na última quarta-feira (3), em Praia Grande, chamou a atenção não apenas na avenida, mas também no mar e no céu. Três embarcações, fundeadas nas águas da praia do Boqueirão na direção da Avenida Costa e Silva, e um helicóptero, que cruzou os ares, chamaram a atenção de quem passava pelo calçadão e pela praia.


Praia Grande abriu as comemorações da Semana da Pátria na Baixada Santista e contou com as três Forças Armadas, compostas pelo Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira, presentes no evento, abrilhantando ainda mais este momento histórico da Cidade. Foram cerca de 4 mil participantes entre alunos, entidades civis, programas sociais, secretarias municipais, forças de segurança e Forças Armadas.


O que poucos sabem é da importância destes equipamentos: a AviPa Barracuda, um Aviso de Patrulha da Marinha do Brasil; o Navio Governador Fleury, do Corpo de Bombeiros; e o barco Dragão Azul, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, além do Helicóptero Águia, da Polícia Militar.


A Barracuda é um Aviso de Patrulha, utilizada em operações de segurança marítima, patrulhamento do mar territorial, inclusive tráfico de entorpecentes, e ações de busca e salvamento. Tem deslocamento de 45 toneladas (padrão) e até 50,93 toneladas (carregado). Possui 22,8 metros de comprimento, 5,5 metros de boca e 1,95 metro de calado. É propulsionada por dois motores MTU 8V 2000 M92, de 1.086 hp cada, acoplados a eixos com hélices de cinco pás, alcançando velocidade máxima de 25 nós e mantida de 20 nós. Conta com autonomia de cinco dias, com raio de ação de 450 milhas náuticas a 15 nós.


Já o Navio Governador Fleury é uma embarcação que atua predominantemente no combate a incêndios, principalmente em áreas portuárias, no litoral de São Paulo, e também salvamentos. Conta com uma autonomia de cerca de 8 dias e duas bombas de incêndio de 4 mil galões.


Para o comandante da Estação de Bombeiros Guarda-Vidas de Praia Grande, o 1º tenente Rafael Oliveira Zveigelt, uma ocasião como o desfile cívico-militar é de extrema importância na proximidade com a população. “Normalmente, as pessoas identificam melhor nossos botes, os quadriciclos e motoaquáticas, nem sempre conhecem essa embarcação. Estar em um evento desse porte é a oportunidade de o Corpo de Bombeiros apresentar todos os recursos dos quais dispõe”.


A terceira e não menos importante embarcação faz parte da frota da Guarda Civil Municipal e é bastante usada em ações de patrulhamentos pelas praias da Cidade. É o barco Dragão Azul, da Guarda Costeira, que integra o Setor de Proteção Ambiental (Sepam) da GCM. O inspetor-chefe do Sepam, Fábio Barbatano Marques, também destaca a honra de ter um equipamento da corporação presente no evento. “Participar da comemoração do dia da Pátria é mais uma possibilidade que temos, através da Guarda Costeira e Guarda Ambiental, de conscientização e reconhecimento. A pátria é o nosso lar maior e tudo que ela representa é a razão genuína para preservá-la por meio de práticas sustentáveis e responsáveis para as futuras gerações”.


No céu, o destaque foi o helicóptero Águia, da Polícia Militar, que atua em operações policiais, resgates aeromédicos, salvamentos e transportes de órgãos e pacientes, além de prestar apoio operacional para órgãos como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policiamento de Trânsito, Rodoviário, Choque e Polícia Ambiental.