Secretaria de Saúde de PG promove capacitações sobre Setembro Amarelo para os funcionários
Atividades são exclusivas aos profissionais da Rede de Atenção à Saúde
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 05/09/2025

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promove neste mês uma série de palestras e capacitações para os servidores e colaboradores que atuam na pasta a respeito de temas relacionados à saúde mental. As ações fazem alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e buscam destacar para os trabalhadores a importância de cuidar dos pacientes e também de si.
A primeira atividade acontecerá na terça (9) e na quarta-feira (10) e terá como tema “Rede de Atenção Especializada: RAPS – Construindo pontes para o cuidado resolutivo”. A prática abordará sobre a Rede de Atenção Psicossocial do Município, destacando os serviços existentes e os fluxos estabelecidos para acolher a população.
“Todos os Centros de Atenção Psicossocial do Município vão participar e falar sobre suas particularidades, sanar as dúvidas dos participantes. A ideia é promover uma integração entre os CAPS e a Atenção Primária, fundamental para alinharmos nossos serviços, esclarecermos protocolos e fluxos, afinando nossas falas e também promovendo reflexões, visando resolver as necessidades de saúde dos usuários no seu território, promovendo a autonomia e bem-estar através de um atendimento integrado”, destaca a diretora do Caps II Boqueirão, Hilda Maria Ferreira Jaguary Dias.
O evento acontecerá no Auditório Jornalista Roberto Marinho, localizado na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, de manhã e à tarde. Os encontros foram divididos em quatro períodos para abarcar o máximo de profissionais, sem prejudicar o andamento dos serviços oferecidos à população.
As outras atividades ocorrerão ao longo do mês (veja programação abaixo) e terão como temas “Sinais que falam baixo: Identificando e acolhendo quem precisa” e “Saúde do Trabalhador: Humanizar para humanizar”. As capacitações requerem inscrição prévia e são exclusivas aos profissionais da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Município.
A psicóloga Ana Cristina Zordan Rani Yonamine, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap, setor responsável por organizar as capacitações, destaca que tais encontros têm por objetivo fortalecer os profissionais de saúde e fomentar espaços de escuta e formação. Segundo ela, a saúde mental começa no simples: na escuta, no acolhimento e na formação contínua das pessoas que estão na linha de frente.
“Temos visto um aumento muito expressivo dos afastamentos por transtornos mentais no Brasil, principalmente por ansiedade e depressão, o que mostra que o sofrimento psíquico está cada vez mais presente na vida dos trabalhadores, inclusive dos profissionais de saúde, e que ele muitas vezes se manifesta de forma silenciosa. Nesse sentido, o Setembro Amarelo nos convida a refletir sobre a importância do autocuidado e do acolhimento no cotidiano do trabalho. Por isso, investir em ações de educação permanente com os servidores da saúde é fundamental. É essencial que os profissionais estejam preparados para construir esse cuidado resolutivo, em que o usuário é acolhido de forma integral e com vínculos que realmente façam diferença”, destaca a psicóloga.
Confira a programação das capacitações sobre Setembro Amarelo na Sesap:
9 e 10 de setembro – Rede de Atenção Especializada: RAPS – Construindo pontes para o cuidado resolutivo;
16 e 17 de setembro – Sinais que falam baixo: Identificando e acolhendo quem precisa;
23 e 24 de setembro – Saúde do Trabalhador: Humanizar para humanizar.
Setembro Amarelo – As 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) são a porta de entrada aos serviços de saúde e os médicos da família estão capacitados para atender casos de transtorno psicológico de pequena gravidade. Ao longo do mês, as equipes de saúde estão desenvolvendo campanhas de conscientização sobre o Setembro Amarelo nas salas de espera e em trabalhos de grupo. A rede conta ainda com 11 Academias da Saúde, que oferecem atividades para todos os públicos, promovendo o bem-estar físico e mental.
CAPS – Para os casos de transtornos psicológicos que necessitam de um acompanhamento mais especializado, os pacientes são direcionados para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São quatro na Cidade: dois CAPS II, nos bairros Boqueirão e Mirim, um CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD III) e outro Infantil (CAPS i). Esses locais também acolhem diretamente pacientes que porventura não se sintam confortáveis para buscar a Usafa e desejam um atendimento mais reservado.
Confira os endereços dos CAPS:
- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Boqueirão)
Rua Cidade de Santos, 89 – Boqueirão
- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Mirim)
Rua Nossa Senhora da Conceição, 400 – Mirim
- Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I)
Rua São Bernardo, 401 – Boqueirão
- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)
Rua São Caetano, 400 – Boqueirão
188 – Informação é o primeiro passo de qualquer tratamento. Se precisar conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), telefone 188, sem custo de ligação, 24 horas todos os dias.
NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.