Estudantes da Faculdade de Saúde Pública da USP visitam Praia Grande para conhecer rede municipal

Cidade se consolida como referência estadual no tema

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 10/07/2025

Foto: Rodrigo Herrero/ Prefeitura de Praia Grande
Foto: Rodrigo Herrero/ Prefeitura de Praia Grande


 

Praia Grande é referência em Saúde não só regional, mas também estadual. Cada vez mais profissionais, gestores e estudantes têm procurado o Município para conhecer sua estrutura, as ferramentas tecnológicas adotadas e as ações visando o bem-estar e a qualidade de vida de sua população. Nesta quinta-feira (10), alunos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), e que prestam serviços para a Prefeitura de São Paulo, estiveram na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande para conhecer um pouco mais do trabalho realizado em terra praia-grandenses.

 

Os estudantes puderam conhecer toda a estrutura organizacional da Sesap, bem como a respeito das Unidades de Saúde da Família (Usafas), a Rede de Especialidades e todo o complexo de Urgência e Emergência do Município. Um dos elementos que mais chamaram a atenção dos graduandos foi o Consultório Informatizado, que permite que os profissionais de saúde de qualquer unidade possam saber do histórico do paciente, aprimorando o atendimento à população. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento, indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc., agilizando os agendamentos e o acompanhamento do paciente.

 

“Eles ficaram encantados com o nosso sistema, que é totalmente integrado, até as clínicas da rede credenciada utilizam o nosso sistema Saudetech, ao contrário de São Paulo, que é territorializado devido à administração das unidades serem feitas por parte de Organizações Sociais diferentes e não pelo próprio Município como é o caso de Praia Grande”, explica o subsecretário de Planejamento da Sesap, João Carlos Calheiros de Melo, que conduziu a apresentação.

 

“Conseguimos entender a dinâmica de Praia Grande, pois estamos acostumados com o que vemos em São Paulo, em que as Unidades Básicas de Saúde são gerenciadas em sua grande maioria por Organizações Sociais. Foi importante ver como um município menor em relação à capital gere seus recursos de maneira diferente”, afirmou o estudante Jefferson Oliveira.

 

A rede credenciada também chamou a atenção dos visitantes. Com recursos próprios, Praia Grande efetua o credenciamento de prestadores particulares de serviços de Saúde como hospitais, clínicas e laboratórios para aumentar o número de consultas, exames e cirurgias. A ampla rede de prestadores credenciados à Sesap permite uma maior oferta nas consultas de especialidades, além de menor tempo de espera para a realização de inúmeros exames, bem como o atendimento até mesmo de demandas de média e alta complexidade, cuja demanda depende em grande medida do Governo do Estado.

 

“Viemos a Praia Grande para conhecer a experiência na área da Saúde, conversar sobre os sistemas, sobre como tudo funciona. Nós trabalhamos no município de São Paulo e no nosso curso também temos o costume de visitar outras realidades para agregar à nossa experiência. Já fui em Diadema, Brasília, interior de Goiás e a visita aqui em Praia Grande foi bastante positiva, gostamos muito”, disse Giacomo Gianelli.

 

Participaram da visita os estudantes da USP Jefferson Oliveira, Giacomo Gianelli e Guilherme Doval, além do subsecretário de Planejamento da Sesap, João Carlos Calheiros de Melo; do secretário-adjunto da Subsecretaria de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde de Praia Grande, Valmir Perez Junior; de Fábio Santana da Silva, da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e de Peter dos Santos Draber, diretor da Divisão de Dados Epidemiológicos da Sesap.