Primeira etapa da Gincana Verde garante mais de 1 tonelada de tampinhas de garrafas ao Fundo Social
Materiais colaboram para a aquisição de novas cadeiras de rodas à população carente
Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 10/07/2025
Conscientizar alunos, familiares e toda a comunidade escolar de Praia Grande sobre a importância do descarte correto de lixo: esse é o objetivo da Prefeitura da Cidade com a Gincana Verde, uma ação prática que trabalha a sustentabilidade com os mais de 56 mil estudantes da rede municipal de ensino. Organizada pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), a iniciativa visa estimular as 78 escolas municipais a coletar o máximo possível de tampinhas de garrafas pet e doar todo o material arrecadado ao Fundo Social de Solidariedade.
Com o tema ‘Tampinhas que Movem. Ação que Faz a Diferença’, as escolas são divididas em duas categorias: em uma ficam reunidas as unidades voltadas à Educação Infantil, enquanto na outra estão as que atendem o Ensino Fundamental, a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). E a edição deste ano já rendeu bons frutos: no início deste mês, ao final da primeira etapa da ecoação, a Secretaria de Educação (Seduc) repassou ao Fundo Social mais de 1 tonelada de tampinhas de uma única vez.
Um número histórico. Segundo a presidente do Fundo Social, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Dona Maruca, essa é a primeira vez que uma doação atingiu um número dessa magnitude tão rápido. “O mais legal dessa ação é que temos a oportunidade de trabalhar a preservação ambiental e a solidariedade com as crianças. E não há lugar melhor para tratar desses temas com elas do que as escolas, haja visto o número de tampinhas que já arrecadamos nessa primeira etapa. Ficamos muito felizes em receber essa grande quantidade, que nos permitirá adquirir praticamente quatro cadeiras de rodas em contrapartida. Só temos que agradecer e parabenizar a todos os envolvidos (secretárias, diretoras, professores, alunos e todos aqueles que doaram)”.
A secretária de Educação, Patrícia Almeida, reforçou a relevância da iniciativa. “Estamos muito felizes em participar dessa ação solidária. Desde o início nós sabíamos que seria um sucesso, a partir do momento que envolvêssemos todos os nossos alunos (crianças, jovens e adultos) – visto que temos mais de 56 mil matriculados na rede municipal de ensino. Todas as 78 escolas da Cidade estão diretamente comprometidas com a campanha que, para nós, é fundamental – pois, além da solidariedade, também trabalhamos a sustentabilidade. Até porque a Educação Ambiental formal acontece na escola e nossos alunos se tornam multiplicadores desse aprendizado, o levando para a vida como um cidadão. Tudo isso reflete na conscientização dos nossos estudantes e ficamos orgulhosos disso, já que a Educação é nossa responsabilidade”.
A Gincana Verde ocorre até setembro deste ano. Uma vez por mês, as escolas municipais devem se dirigir ao Departamento de Educação Ambiental para a entrega e pesagem dos novos volumes arrecadados. Ao final da ação, serão consideradas vencedoras as unidades de ensino que mais arrecadarem tampinhas de garrafas pet em cada categoria. “Esta foi só a primeira etapa de doações, ainda teremos mais duas. Que a gente possa apresentar cada vez mais materiais para que a Dona Maruca consiga convertê-los em novas cadeiras de rodas para quem precisa”, concluiu Patrícia.
Campanha – Desde 2019, o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande realiza a campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio e de tampinhas de garrafas pet, com o objetivo de utilizar o material para aquisição de cadeiras de rodas que são disponibilizadas à população carente da Cidade.
Qualquer pessoa pode participar. Quem quiser ajudar, pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas no Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social – na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é (13) 3496-5001.