Prefeitura de PG busca junto à Secretaria de Segurança ampliação do Muralha Paulista
Reabertura do IML e ampliação do tempo da operação guarda-vidas também foram temas tratados
Por: MARIA SOUZA MTB: 60.089 | 10/07/2025

A Prefeitura de Praia Grande tem o compromisso de ampliar e melhorar as ações de segurança pública e os indicadores da Cidade. Sobre isso, o prefeito Alberto Mourão e o secretário Municipal de Segurança, Maurício Vieira Izumi, estiveram na Secretaria de Assuntos de Segurança Pública do Estado, com o secretário Guilherme Derrite, na tarde de terça-feira (8), para pleitear algumas necessidades da Cidade. O principal assunto tratado foi a ampliação do Programa Muralha Paulista, com a integração de novas câmeras ao sistema estadual.
Praia Grande foi uma das primeiras cidades a integrar suas câmeras de segurança ao Muralha Paulista, permitindo o acesso a dados estaduais e o monitoramento em tempo real. O Muralha Paulista é um projeto de segurança pública que integra câmeras de monitoramento da cidade com um sistema estadual, utilizando reconhecimento facial e outras tecnologias para combater a criminalidade. A iniciativa visa otimizar o combate à criminalidade, conectando câmeras locais a bancos de dados estaduais, incluindo informações sobre mandados de prisão, veículos roubados e até pessoas desaparecidas.
Atualmente, a Cidade conta com 50 câmeras integradas, mas muitas outras já estão disponibilizadas, aguardando integração. Quando o assunto é monitoramento, Praia Grande possui mais de 3.400 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade, incluindo ruas, avenidas, unidades de saúde e escolas. Dessas, 61 câmeras são de leitura de placas (OCR) e 547 câmeras com transmissão ao vivo.
Para o prefeito Alberto Mourão, a intenção da Cidade é utilizar a estrutura já instalada para integrar ao sistema estadual. “Nosso objetivo é integrar novas câmeras da cidade ao sistema e cada vez mais monitorar e colaborar com a busca e localização de procurados pela polícia. É nossa colaboração e busca por melhores indicadores de segurança pública”, afirmou.
Outro tema abordado na reunião foi a necessidade de ampliação do programa de guarda-vidas para o trabalho de salvamento marítimo, especialmente na temporada de verão. Além da necessidade de mais salva vidas, o prefeito argumentou a necessidade de ampliar o período de contratação desses temporários para 6 meses. O secretário do Estado se comprometeu a tratar desse assunto com o Corpo de Bombeiros, verificando a possibilidade dessa ampliação.
A reabertura do IML também foi abordada. O prefeito destacou: “Tratamos da reabertura do IML de Praia Grande. A previsão é que o espaço volte a funcionar em agosto, já com a realização de exames de corpo de delito, para facilitar o trabalho da polícia e do judiciário”, mencionou.
O secretário de Segurança Municipal, Maurício Vieira Izumi, destacou a questão do acesso ao banco de dados estadual sobre o registro de ocorrências. “Fomos muito bem atendidos pelo secretário Derrite. Ele recebeu as nossas demandas e entendeu a importância de a Cidade conseguir acessar o banco de dados da secretaria para fazer o planejamento de segurança municipal. Ficou de verificar a parte legal desse tramite de autorização. Com certeza, obtendo isso, o planejamento municipal vai ser muito melhor direcionado para aqueles indicadores que a gente consegue combater”.