Exemplo sustentável e solidário, Gincana Verde arrecada 7 toneladas de tampas de garrafas pet
Material coletado foi revertido em cadeiras de rodas para o Fundo Social de Solidariedade
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 01/10/2025
Histórico! A Gincana Verde de 2025 se transforma em um exemplo de sucesso voltado as ações sustentáveis e também com viés solidário. Os alunos das escolas municipais de Praia Grande arrecadaram 7 toneladas de tampinhas de garrafas pet. O número equivale a não emissão na atmosfera de cerca de 10 toneladas de gás carbônico. A incrível marca de material reciclável coletada foi revertida em 43 cadeiras de rodas, sendo 9 especiais, para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) praia-grandense. Caso necessite, o munícipe pode se dirigir ao FSS e solicitar o empréstimo do equipamento.
A Gincana Verde contou com organização da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande, através do Departamento de Educação Ambiental (DEA). O encerramento oficial da iniciativa reuniu estudantes, pais, representantes das escolas municipais, gestores da Secretaria de Educação (Seduc) local, além do prefeito praia-grandense, Alberto Mourão, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca. A solenidade foi cercada de emoção e ocorreu na terça-feira (1), no auditório Jornalista Roberto Marinho.
“A Educação é a única forma de transformar a sociedade. A Gincana Verde é uma iniciativa muito importante que colabora para que os jovens de hoje se transformem em cidadãos conscientes na questão ambiental. Os estudantes mobilizaram suas famílias e amigos, multiplicando as informações sobre preservação do meio ambiente e a importância das ações sustentáveis”, destacou o prefeito Alberto Mourão.
Iniciada no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Gincana Verde realizou três entregas de tampinhas de garrafas pet para o Fundo Social. A primeira, em julho, com mais de uma tonelada. Em agosto, foram mais de 2,5 toneladas. A terceira e última entrega, em setembro, bateu o recorde com mais de 3,5 toneladas. Os números elevados comprovaram o êxito do trabalho efetuado pelas equipes das escolas municipais engajando os alunos na campanha.
“Essas crianças e jovens são exemplos de solidariedade, responsabilidade e comprometimento social. Agradeço a cada um deles. Através dos materiais entregues muitos moradores de Praia Grande serão beneficiados, utilizando uma cadeira de rodas adquirida a partir da Gincana Verde”, comentou, feliz e orgulhosa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca.
Campeões - Na edição deste ano, a Gincana Verde teve como tema "Tampinhas que Movem. Ação que Faz a Diferença". As escolas foram divididas em duas categorias: em uma ficaram reunidas as unidades voltadas à Educação Infantil, enquanto na outra as do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Confira a lista dos primeiros colocados de cada categoria:
Categoria 1 – Educação Infantil
1º - E.M. Pablo Trevisan Perutich
2º - E.M. República de Portugal
3º - E.M. José Crego Painceira
4º - E.M. Luzia Borba Ranciaro
5º - E.M. Nicolau Paal
Categoria 2 - – Demais segmentos e modalidades de ensino
1º - E.M. Anahy Navarro Trovão
2º - E.M. Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos
3º - E.M. Sérgio Vieira de Mello
4º - E.M. Mahatma Gandhi
5º - E.M. Gov. Mário Covas
Independente da classificação final alcançada pelas escolas municipais, a secretária de Educação de Praia Grande, Patrícia Almeida, enalteceu a participação grandiosa dos estudantes e também destacou as inciativas e projetos ligados a Educação Ambiental efetuados pela Seduc.
“Nada melhor que os alunos para levarem a mensagem adiante, para dentro de suas casas e para as suas famílias. A Gincana Verde é uma ação prática que atingiu diretamente os mais de 56 mil alunos da rede municipal de ensino. Todos estão de parabéns por tudo que fizeram ao longo de todas as etapas. Verde. E não vamos parar por aí”, disse a secretária.