PG comemora Dia do Idoso com atividades físicas do Programa Conviver
Município conta com práticas que beneficiam a qualidade de vida da Melhor Idade
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 01/10/2025
O Município que mais cuida de seus idosos na região celebrou o Dia do Idoso com atividades voltadas a esse público. Nas primeiras horas do dia, frequentadores do Programa Conviver se reuniram na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina. Mais de 200 pessoas participaram. No município, o público da Melhor Idade recebe diversas atividades que proporcionam qualidade de vida de todas as maneiras, com projetos destinados a longevidade do público idoso.
O Conviver é um dos programas de assistência social existentes na Cidade. Há mais de 32 anos, o projeto tem a finalidade de proporcionar uma maior convivência social à população com mais de 50 anos, por meio de atividades físicas e culturais, como crochê, alongamento, aulas de yoga, entre outras práticas. No Dia do Idoso cada unidade programou atividades especiais para a data.
Segundo o IBGE, Praia Grande conta com aproximadamente 65 mil idosos, representando cerca de 18% da população de 365 mil pessoas.
Com o grande número de idosos em Praia Grande, o Conviver não é o único responsável por fornecer esse tipo de serviço à terceira idade. O Programa de Integração e Cidadania (PIC) e o Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) também contam com atividades ao público idoso e outras faixas etárias, fazendo do Município um grande valorizador da longevidade e qualidade de vida.
Centro Dia – Outro serviço voltado exclusivamente ao idosos de Praia Grande é o centro dia, carinhosamente apelidado de Creche do Idoso. No local, os frequentadores podem passar o dia enquanto os familiares vão trabalhar. Os idosos recebem atenção e podem participar das atividades do Programa Conviver. Além disso, esta é uma alternativa que proporciona mais qualidade de vida ao idoso do Município.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, uma das mais incentivadoras dos serviços voltados à Melhor Idade, enfatiza a importância do cuidado especial direcionado para este público. “O principal benefício das atividades ultrapassa a questão da melhora de vida por causa dos exercícios físico e trabalham também a saúde mental. A convivência melhora muitos fatores na população, criando fortalecimento de vínculos e fazendo a longevidade crescer na Cidade. Todo dia é dia do idoso”.