Gestão financeira e técnicas de negociação encerram capacitação dos ambulantes em PG

Ao todo, 900 permissionários participaram da qualificação realizada neste mês

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 28/08/2025

Foto Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande
Foto Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande

Aliar conhecimento com gestão de negócios, de forma que os resultados impulsionem o comércio local. Esse foi o objetivo da Prefeitura de Praia Grande, ao promover a capacitação dos ambulantes da Cidade ao longo de todo o mês de agosto – no Auditório Jornalista Roberto Marinho (na Rua José Borges Neto, nº 50, no Bairro Mirim).


Promovida pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) e pela Secretaria de Finanças (Sefin), a habilitação visou atender os 900 permissionários cadastrados na Administração Municipal e prepará-los para a renovação de suas licenças – já que, para obtê-la, a realização dessa etapa é obrigatória (com, no mínimo, 75% de frequência comprovada).

 

Para isso, diferentes tipos de aprendizados e conteúdos foram propostos pela organização. Alguns deles, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Quem explicou mais dos assuntos apresentados aos profissionais foi o consultor financeiro da instituição, Rodrigo Martins. “Tivemos bate-papos muito interessantes, onde destacamos a relevância do controle financeiro em qualquer negócio, ainda mais neste ano, que vem demonstrando uma série de desafios, como uma queda nas vendas em geral”.

 

Diante disso, segundo Martins, é importante os ambulantes utilizarem algumas técnicas de negociação com o intuito de comprar melhor e evitar qualquer imprevisto. “Negociar melhores preços, melhores prazos e produtos com uma aceitabilidade melhor dos clientes vai ser fundamental para que eles obtenham resultados mais satisfatórios no final. Outro ponto que sempre ressalto é a questão da disciplina e da correta separação de gastos entre a vida pessoal e profissional: uma coisa é a vida do ambulante em sua casa e outra é a vida em seu comércio”, ressaltou.

 

Destaque também para um bom planejamento de compras e para a atenção às sazonalidades, visto que há produtos que vendem mais em uma época do que em outra. Sem contar o investimento em inovações, que é sempre bem-vindo e ajuda na atração e na fidelização dos consumidores. Ensinamentos valorizados pelos profissionais, como é o caso de Geraldo Oliveira. “Conhecimentos como esses são essenciais para continuarmos nos aprimorando e melhorando também os nossos negócios. Só temos que agradecer por todos os aprendizados que são trazidos para nós”.

 

Mais informações do curso, previsto na Lei Complementar nº 779 de 2018, ou da renovação das licenças para que os permissionários possam continuar exercendo suas atividades no Município dentro da legalidade, podem ser obtidas diretamente junto à Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), pelo telefone (13) 3496-5391, ou à Secretaria de Finanças (Sefin), pelo número de WhatsApp (13) 3496-2000 – selecionando a Opção 1.