Jean Mashik é líder do Ranking Mundial de tênis de mesa paralímpico
Atleta do Time Praia Grande chegou ao topo das duplas na categoria md18
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 13/05/2025

Um atleta do Time Praia Grande no topo do Mundo! Esse é o mesatenista paralímpico, Jean Carlos Mashik de Souza, revelado pelo programa SuperEscola. O jovem de apenas 19 anos assumiu o primeiro lugar do Ranking Mundial de tênis de mesa de duplas masculinas na categoria md18. Trilhando um caminho de sucesso, o praia-grandense tem um objetivo fixo e que o motiva dia após dia: disputar os Jogos Paralímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Mashik lidera o ranking de duplas ao lado do catarinense, Gabriel Antunes de Oliveira. Os paratletas chegaram ao topo após os ótimos resultados alcançados nos torneios defendendo a seleção brasileira de tênis de mesa paralímpica nestes primeiros meses da temporada de 2025. Até o momento, os brasileiros somam 715 pontos. A vantagem é grande para os segundos colocados, que são os ucranianos, Ivan Mai e Lev Kats, com 500 pontos.
“Estou muito feliz em estar nessa posição de líder do ranking mundial ao lado do Gabriel. Nunca esperei que isso pudesse acontecer tão rápido. É um sonho realizado. Sigo me dedicando a cada dia em busca de mais. A meta é disputar a Paralimpíada de Los Angeles. Vou trabalhar muito por isso”, disse Jean.
O paratleta revelado em Praia Grande festejou mais um resultado importante na última semana. Jean e Gabriel ficaram com o bronze defendendo o Brasil em mais uma etapa do circuito mundial, desta vez em jogos realizados na Eslovênia. “Esta foi mais uma importante oportunidade de buscar um bom resultado e somar pontos para o ranking”, disse.
Jean nasceu em São Paulo, mas toda sua criação foi em Praia Grande. O jovem tem paralisia cerebral, o que reflete em uma dificuldade de locomoção do lado direito do seu corpo. Aos 13 anos de idade encontrou no esporte uma ótima alternativa para mudar sua vida. A escolha do tênis de mesa significou um divisor de águas em sua trajetória. “O programa SuperEscola abriu as portas de um mundo novo para mim”, afirmou o jovem.
A evolução apresentada por Mashik é surpreendente. O estilo de bater na bola do canhoto tem encantando até os rivais. O nível de jogo melhora a cada competição disputada. Os pódios e títulos reforçam a certeza de que o paratleta avança. Entre tantas conquistas, destaque para o ouro no Pan-Americano adulto de duplas, a prata no Circuito Mundial individual, na Argentina, e o bronze nas duplas no ITTF World Challenger, na Polônia.
“O Jean é um garoto muito dedicado e comprometido. Busca aproveitar cada treinamento como uma oportunidade de crescer. Ele merece tudo que está conquistando. Aos 19 anos apenas e já é um exemplo para os mais jovens. Tenho certeza que ele dará mais alegrias para a Praia Grande e o Brasil”, declarou o técnico do Time Praia Grande, Arnaldo Bispo.