Membros do Conselho Municipal de Saúde tomam posse para o biênio 2023/2025

Reunião também elegeu presidente e diretoria para o período

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 27/08/2025

 

O Conselho Municipal de Saúde (COMUSA) se reuniu nesta quarta-feira (27) para a posse dos novos membros para o biênio 2025/2027. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e realizou ainda a eleição da presidência e a nomeação da diretoria para o período.

 

Membro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Praia Grande (APAE-PG), Antonio Pio Neto foi reeleito por unanimidade como presidente para o próximo biênio. Para a vice-presidência foi mantido Gilson Pereira da Silva, do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande (CAMP-PG). A primeira secretaria ficará com Camila Bernardes de Souza, da ONG Estrela da Mama, Grupo de Apoio no Combate ao Câncer de Mama, enquanto que a segunda secretária será Ana Silvia Passberg de Amorim, da ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM).

 

Durante a reunião do COMUSA foi apresentado e aprovado pelos conselheiros o Plano Municipal de Saúde 2026-2029. Responsável pela apresentação do documento aos presentes, o médico regulador da Subsecretaria de Planejamento, Rodrigo França Gomes, comentou que o Plano foi construído com ampla participação popular, recebendo contribuições importantes durante as pré-conferências e a 11ª Conferência Municipal de Saúde, ocorrida no dia 1º de junho deste ano. Vale salientar que durante a Conferência também ocorreu a eleição das entidades que agora fazem parte do COMUSA no biênio 2025/2027.

 

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, José Isaías Costa Lima, nomeou e deu boas-vindas aos integrantes do COMUSA para o biênio 2025/2027. Durante seu pronunciamento, destacou os feitos realizados pela Saúde em 2025 e colocou a pasta à disposição dos conselheiros. “O Conselho Municipal de Saúde é muito importante para o desenvolvimento das ações em Saúde do Município. A participação popular é fundamental e o Conselho fará parte dos processos de reflexão e pactuação junto com a Secretaria de Saúde”.

 

Conselho – O Comusa tem por objetivo fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área de Saúde no Orçamento do Município, bem como propor o Plano Municipal de Saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual. Desse modo, o Conselho deve exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, fundo esse para onde são destinados os recursos a serem gastos com a saúde no município.